sábado, 24 de março de 2018

DELEGADO DA FUNDAÇÃO JOÃO XXIII REABILITA 36 KM DE ESTRADA BULA - BISSU-NAGA, NORTE DO PAÍS

“Fidju de terra nasi terra. Sibuca tene mamé, buta mama dona.”

Diretor Executivo da Cooperativa Escolar São José, igualmente, delegado da Fundação João vinte três na Guiné-Bissau reabilita o troço rodoviário que liga povoação de Bissu Naga à Bula.
A estrada da zona era intransitável sobretudo na época da chuva devido o estado avançado de degradação que se encontrava.

A reabilitação de 36 quilómetros acontece graças a parceria com a Fundação João Vinte Três de Portugal que doou um trator um camião e uma viatura para o efeito.

Raúl Daniel da Silva professor e natural da aldeia disse que está a dar a sua contribuição na estrada, na capacitação e fornecimento de materiais didáticos e pedagógicos aos professores para se lecionarem na zona.

Pelo que, Da Silva convida à todos os naturais da zona para se abraçarem a sua iniciativa em apoiar na medida de possível, baseando as suas áreas de formação para se minimizar o sofrimento dos Bissunaguenses. 

Os Populares de Bissu Naga afirmam que as mulheres gravidas da zona davam luz durante a trajetória à Bula e até algumas delas já perderam vidas na mesma estrada, divido a sua degradação que impedia a circulação normal de viaturas e suscitava isolamento dos habitantes da zona.

Conforme as opiniões de intervenientes no ato, após a independência do país, a população foi abandoada pelo Estado mas, graças a intervenções dos naturais da zona, os seus filhos já sabem ler e escrever.

Ainda, a população agradece a Fundação e o delegado da organização humanitária em Bissau, Raúl Daniel da Silva pelo apoio de uma ambulância de pronto socorro para evacuação dos doentes e assistência técnica e pedagógica aos professores que lecionam os seus educandos.

De referir que, a população de Bissu Naga é estimada em cinco mil habitantes. Sendo que, 40% são jovens e a comunidade é constituída de dezanove aldeias, nelas, apenas só quatro têm acesso a escola graças ao Raúl Daniel Da Silva. “Fidju de terra nasi terra. Que significa, “Filho de terra, na sua terra”.

Sigam o belo exemplo.

Conosaba/Notabanca




























Sem comentários:

Enviar um comentário