sábado, 31 de março de 2018

MEMBROS DO MOVIMENTO DE ESPIRITUALIDADE CONJUGAL “NOSSA SENHORA” FAZEM PROMESSA DIANTE DA IGREJA


Um grupo de seis casais guineenses da Igreja católica vão fazer promessa, no domingo da páscoa, na Sé Catedral de Bissau, para assumir o compromisso com a equipa e a fidelidade como casal

A promessa vem na sequência de várias formações que os casais frequentaram através da equipa do movimento de espiritualidade conjugal “Nossa Senhora” direccionado a ajudar os casais a viverem o sacramento do património.

Os Casais responsáveis nos países de Língua Oficial Portuguesa está em Bissau e manteve encontros, hoje, com o bispo de Bissau, e de seguida visitaram a estação emissora católica RSM.

Anabela Morais, Falou dos trabalhos que os casais vão fazer e acompanhado pelo sacerdote guineense para ajudar no crescimento na espiritualidade conjugal.

“Existe uma equipa que reúne uma vez por mês em casa dos casais, este é um movimento de leigos casais que têm obrigação de evangelizar outros casais e as reuniões são feitas em casa dos casais rotativamente todos os meses onde está presente sacerdote, o encontro inicia-se com uma refeição comum onde os casais têm possibilidade de conversar sobre o mês, sobre sua vida, trabalho, filhos e outros assuntos é já um posso grande abrindo as suas casas”, explica.

Manuel Morais, explica que o movimento criar ambientes que motivam os casais abordarem “muitos assuntos”.

Entretanto, o Responsável da Equipa da Nossa Senhora de Bissau 1 (movimento piloto na Guiné-Bissau), Luís da Costa, disse que a promessa do domingo será a refirmação em continuar a evangelização pelo bem do casamento.

“Hoje estamos a viver em um casal 1que foi uma experiência onde fomos chamados, no domingo, para uma confirmação. Será um dia da reafirmação, manifestação da disponibilidade dos casais guineenses continuarem na equipa de evangelizar os outros para integrar o movimento que só tem a ganhar e fortificar a família”, enfatiza.

Para o Padre Bernardo da Cunha, acompanhantes dos casais guineenses, o casamento é uma riqueza para o diocese e cada um dos fies como cristã.

“O sacramento do matrimónio e dentro de conjunto de sacramento da sua própria divisão faz parte do sacramento de serviço ou missão, porque sacramento da iniciação cristã é sacramento da cura, matrimonio e o sacerdócio são sacramento de serviço e de missão, por isso que a união é inseparável”, disse.

A Equipa Nossa Senhora criada desde 1939, em França, por iniciativa de quatro casais, que pediram a padre Henri Caffarel que os ajudasse a aprofundar a espiritualmente Actualmente o movimento cresceu e te representação em 88 países.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário