Editor do Blogue Conosaba do Porto, Pate Cabral Djob
"COMISSÃO ELEITORAL DA GUINÉ-BISSAU DIZ-SE PRONTA PARA REALIZAR AS LEGISLATIVAS EM MAIO" - CNE
Guineenses
O secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, disse Agência Lusa no dia 3 de Janeiro de 2018, que a instituição "está tecnicamente preparada" para realizar as legislativas no mês de maio, se assim for a decisão do Presidente guineense.
O próprio José Pedro Sambú reuniu-se em audiência de trabalho com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, para fazer o ponto de situação da preparação para as eleições, as quais dependem de uma data exata a ser marcada por decreto presidencial.
No calendáio normal, as legislativas devem ter lugar este ano e as presidenciais no próximo.
À saída da audiência com o chefe de Estado, o secretário-executivo da CNE disse aos jornalistas que demonstrou a José Mário Vaz que "tecnicamente é possível realizar eleições em 2018" e que o Presidente "foi recetivo".
José Pedro Sambú acredita que José Mário Vaz "está a aguardar pela melhor altura" para anunciar a data da realização das legislativas
Guineenses
Depois da declaração do secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, passando dias, o Director-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) veio dizer a Agência Noticias da Guiné (ANG) que oitenta por cento dos materiais daquela instituição se encontram danificados devido a má conservação.
Brum Sitna Namone que falava a saída da audiência com Chefe de Estado disse que o encontro serviu para apresentar ao chefe de Estado a lista das necessidades para o bom desenrolar do próximo processo eleitoral
No entanto, revelou que o seu serviço se encontra a digitalizar os trabalhos do Mapa Cartográfico e disse esperar que o recenseamento eleitoral possa ter inicio ainda no decurso deste mês para terminar em Março próximo.
O Director-geral do GTAPE disse que as declarações do secretário executivo da Comissão Nacional das Eleições, segundo as quais, a eleição legislativa podia ter lugar em Maio proximo, não correspondem com as condições reais da sua instituição.
Afinal... há ou não condições para eleições legislativas em breve? Os Guineenses estão cansados e fartos de (ménher mènher) entre políticos da Guiné-Bissau.
Sem comentários:
Enviar um comentário