Bissau 13 Nov 15 (ANG)-A Guiné-Bissau acolhe a 67ª sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana(UPA) que decorre entre 02 e 06 de Dezembro próximo e a 38ª Conferência dos Presidentes de Assembleias Parlamentares Nacionais da União Parlamentar Africana (PAPNUPA) que decorrerá de 05 à 06 do mesmo mês.
O anuncio foi feito hoje em conferência de imprensa pelo Presidente da Comissão Organizadora Dam Iala na qual disse que a realização dos eventos irá reforçar a imagem do pais e consolidar a presença do estado guineense de forma positiva nos principais fóruns políticos internacionais, assim como o fortalecimento do parlamentarismo como forma de prevenção do conflitos e da promoção de paz e estabilidade nacionais.
Dan Iala explicou que durante a conferencia os trabalhos serão devidos em dois grupos, devendo o primeiro grupo dos participantes debater questões ligadas “A promoção da democracia e do estado de direito como via para assegurar a paz e o desenvolvimento nos países africanos».
E o segundo terá como tema «os países africanos face aos efeitos das alterações climáticas: medidas a tomar e o papel dos parlamentares africanos».
No dia quatro segundo Dam Iala o Comité das mulheres parlamentares da União parlamentar africana vai debater ações que permitam o combate eficaz da violência contra as mulheres e as crianças.
Para a realização destes dois eventos está prevista a participação de cerca de 200 participantes e de 40 presidentes de Assembleias Nacionais.
A União Parlamentares Africana tem como objectivo: unir todas as instituições parlamentares do Estados da África, estabelecer contatos entre parlamentos africanos e o resto do Mundo e contribuir para o fortalecimento das instituições parlamentares em África, promover a democracia para alcançar o objectivo da União Africano de estabelecer uma paz solida e douradora no continente.
A UPA foi fundada a 13 de Fevereiro de 1976 em Abidjan, Costa do Marfim. A sua Sede fica situada na mesma Cidade.
Actualmente a organização conta com 40 países membros e adoptou o português, Inglês, Frances e Árabe como línguas de trabalho.
ANG/LPG/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário