Bissau – O Governo guineense, através da Agência de Promoção das Actividades de Poupanças e micro-crédito (APAPM) disponibilizou mais de mil milhões de Francos Cfa, do designado Fundo do Kuwait com a finalidade de lutar contra pobreza.
A iniciativa tem como estratégia trabalhar em estreita colaboração com as instituições de micro-finanças, facilitando à população, organizações, cooperativas acesso aos financiamentos a título de crédito.
Em declarações a PNN, Marcelino Costa Director-geral desta agência, disse esperar que nos próximos três anos em cada aldeia da Guiné-Bissau a população esteja economicamente mais forte.
De acordo com este responsável, cada grupo de pessoas financiadas deverá todavia fazer devolução dos créditos através das suas poupanças, e confirmou que a agência já concedeu créditos num total de mais de 141 milhões de Cfa nas regiões de Cacheu e Bafatá abrangendo diversas áreas mas particularmente o sector agrícola que pretende reduzir a importação de arroz.
Os sectores das pescas, extracção animal, óleo palma, cultivo de produtos agrícola de ciclo curto constam ainda entre outras áreas de actuação da agência, que vai ser encaminhado nas tabancas mais longes através facilitadores directos ou seja instituições de micro-finanças com experiência junto das comunidades.
Neste momento a Agência de Promoção das Actividades de Poupanças e micro-credito já aprovou um total de 40 projectos, com um valor estimados em mais de 1.301 milhões de Francos Cfa.
Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network
Sem comentários:
Enviar um comentário