quinta-feira, 24 de setembro de 2015

INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU FOI PROCLAMADA EM MADINA BOÉ, MAS, A ENTREGA DO PODER POLÍTICO E ECONÓMICO DO TERRITÓRIO DA GUINE-BISSAU ACONTECEU EM (REPÚBLICA) MANSOA.

Quartel de Mansoa


Com a revolução de 25 de Abril de 1974, foi dada como terminada aquela que foi designada como Guerra do Ultramar, que Portugal travava em África, nas três conhecidas frentes: Angola, Guiné e Moçambique.


No dia 9 de Setembro de 1974, a CCS (Batalhão Português) entregou simbolicamente numa cerimónia oficial o poder político e económico do território guineense no aquartelamento de Mansoa ao P.A.I.G.C. Assim sendo, nasceu uma nova nação africana. 

Estiveram presentes nessa cerimónia; a CCS do Batalhão 4612/74 comandada pelo Major Ramos de Campos, o CMDT do mesmo Batalhão, Cor. António C. Varino, um bi-grupo de combate, uma secção de pioneiros, Ana Maria Cabral [viúva de Amílcar Cabral], o comissário político do P.A.I.G.C. - Manuel Nandigna e em representação do C.E.M.E. do C.T.I.G. - Ten. Cor. Fonseca Cabrinha.

Na cerimónia compareceram ainda uns largos milhares de população de Mansoa, e umas dezenas de jornalistas de todo o mundo.

A bandeira foi arreada pelo Furriel Miliciano de Operações Especiais - Eduardo José Magalhães Ribeiro.

Armando Mussa Sani/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário