sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DISCURSO DO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU - CARLOS CORREIA



Excelência Senhor Presidente da República,

Excelência Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular,

Excelência Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça,

Excelência Senhor Procurador Geral da República,

Excelência Senhor Presidente Olusegun Obasanjo,

Excelência Senhores Membros do Corpo Diplomático e Representantes de Organizações Internacionais

Excelências, minhas Senhoras e meus Senhores,

Permitam-me, antes de mais, agradecer a Sua Excelência o Senhor Presidente da República e ao PAIGC pela confiança depositada na minha pessoa, para ser nomeado ao cargo de Primeiro-Ministro.

Recordo que esta é a quarta vez que assumo o cargo de Primeiro-Ministro da República da Guiné-Bissau.

Esta nomeação acontece num momento particularmente difícil para o nosso país e como guineense, patriota e Combatente da Liberdade da Pátria perante este novo desafio que, não estando previsto nos meus planos, obriga-me, nas atuais circunstâncias, a aceitar de novo assumir o cargo de Primeiro-Ministro.

No exercício das funções que acabo de ser investido, pautarei a minha ação pelo respeito indefectível à Constituição da República e às leis e tudo farei para que haja um relacionamento institucional são e profícuo que, não tenho dúvidas, contribuirá decisivamente para um clima de paz e estabilidade, tão necessário para o desenvolvimento do país.

Excelência Senhor Presidente da República,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Prometo e asseguro que na qualidade de Chefe do Governo, não pouparei a minha energia, inteligência e dedicação para corresponder às expectativas depositadas na minha pessoa, pelo que conto com a necessária colaboração de Vossa Excelência e dos demais órgãos de soberania.

Dirijo-me, igualmente, aos partidos políticos, sociedade civil e aos cidadãos em geral, no sentido de prestarem a necessária e devida colaboração ao Governo que vou ter a honra de chefiar, com vista a garantir a estabilidade política e governativa, paz e desenvolvimento do nosso país.

À Comunidade Internacional e aos nossos parceiros de cooperação gostaria de apelar no sentido de continuarem a apoiar a Guiné-Bissau nos seus esforços de estabilização e desenvolvimento, sendo para isso fundamental a prossecução dos compromissos assumidos durante a Conferência Internacional dos Parceiros realizada em Bruxelas, a 25 de Março último.

Permitam-me por outro lado, agradecer particularmente a CEDEAO pelos esforços empreendidos na resolução da crise que vinha afetando profundamente as Instituições da República e aos cidadãos guineenses.

Neste particular, queria dirigir uma palavra de apreço e de reconhecimento a Sua Excelência Senhor Presidente Olusegun Obasanjo, pelo empenho e dedicação dispensados na procura de soluções para a saída da presente crise.

Excelência Senhor Presidente da República,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

É minha convicção que o impacto e as consequências da crise que o país está a viver, convida a todos os guineenses, em particular, aos Órgãos de Soberania, Partidos Políticos e Sociedade Civil, à uma reflexão profunda, visando a criação de condições de estabilidade institucional, governativa e social duradouras.

Com efeito, é necessário identificar as causas e as origens das diversas crises e dificuldades que a Guiné-Bissau tem vivido, procurando soluções sustentáveis para as mesmas e promovendo diálogo e concertação com vista a estabelecer compromissos e consensos alargados entre os atores políticos.

Para terminar, gostaria de renovar os meus agradecimentos a Sua Excelência o Senhor Presidente da República e aos demais presentes e deixar clara, uma vez mais, a minha total disponibilidade para servir a Pátria de Amílcar Cabral.

Muito Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário