quarta-feira, 23 de setembro de 2015

«CULTURA» INSTITUTO NACIONAL DO CINEMA DA GUINÉ-BISSAU PROMOVE "JORNADAS DE FILMES NACIONAIS"



Bissau, 22 Set 15 (ANG) – O Instituto Nacional do Cinema e Audiovisual (INCA) inicia hoje e durante 5 dias, uma jornada de projecção de filmes nacionais, revelou o Presidente desta instituição.

Fernando Leonardo Cardoso que falava hoje em conferencia de imprensa afirmou que a semana de exibição de filmes nacionais de longa e curtas-metragens, visa restituir a populacao a cultura de ver filmes.

De acordo com aquele responsável, a semana de filmes na Guiné-Bissau, servirá também para promover os produtores, realizadores assim como amadores, sobretudo a nova geração que actuam nesta área para que possam conseguir sucessos nos seus trabalhos no mundo de filmes.

Segundo Fernando Cardoso, doravante passa a haver, no intervalo das aulas, exibições regulares de filmes educativos no Salão Polivalente do Instituto Nacional do Cinema para os alunos dos Liceus Agostinho Neto, Rui Barcelo e Kwame Nkrumah e da escola Salvador Allende.

“A mesma ideia não vai ficar somente centralizada na capital, mas sim vamos alargá-la para todas as regiões do país”, disse o Presidente do INCA.

Fernando Cardoso destacou ainda que a partir das 19h de hoje, dia 22 de Setembro, será exibido a Curta-metragem “Ma-onbara”, de autoria do Pape de Nha Raça, no Salão Polivalente "José Bolama Cubumba" (antigo Congresso). 

Cardoso acrescentou que às 19h30 sera exibida a Curta-metragem “Djito tem ku ten” de autoria de Suleimane Biai, e por último as 20h00 será exibido a última Curta-metragem “Lei de Tabanca” de autoria de Bigna Tona Ndiba.

Os restantes filmes serão exibidos nos próximos dias 23,24,25 e 26 de Setembro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário