segunda-feira, 28 de setembro de 2015

GUINÉ-BISSAU QUER PROMOVER A PROTECÇÃO DA BIODIVERSIDADE


País discursou na noite deste sábado na Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável; embaixador João Soares da Gama destaca prioridades para os próximos 15 anos.

A Guiné-Bissau discursou na noite deste sábado, em Nova Iorque, na Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O embaixador junto à ONU, João Soares da Gama, falou sobre o compromisso do país em adotar a Agenda 2030.

Os 17 novos objetivos devem ser cumpridos pelas nações nos próximos 15 anos. Segundo o embaixador, a Guiné-Bissau vai incorporar no seu plano de desenvolvimento as vertentes ambiental, económica e social, como prevê a agenda global.

Meio Ambiente

Antes do discurso, João Soares da Gama falou à Rádio ONU e ressaltou a importância de proteger a biodiversidade do país.

"Mas é o objetivo ligado ao meio ambiente. Terá uma importância capital para a Guiné-Bissau, na medida em que nós, sendo um país com quase 90 ilhas, somos um país onde a biodiversidade é muito importante para nós. Boa parte dos guineenses vive com base nesta rica biodiversidade. Portanto, vamos tê-la em conta e vamos fazer também com que a saúde seja um setor muito importante."

População

João Soares da Gama explica que a população do país tem um papel primordial para que a Agenda 2030 seja cumprida. O embaixador da Guiné-Bissau incentiva os cidadãos a exigirem os seus direitos.

"Penso que a Guiné-Bissau terá a capacidade de criar uma comissão inter-ministerial para a implementação desta agenda. (Digo) ao povo da Guiné-Bissau que abrace este documento, que conheça este documento, que reivindique junto às autoridades a implementação deste documento, no sentido da sua condição de vida no dia a dia ser melhorada, tal como se proconiza no documento antes de 2030, que é a data limite de existência deste documento."

João Soares da Gama também destacou que a erradicação da pobreza continua a ser uma prioridade para a Guiné-Bissau, tal como prevê o novo conjunto de metas globais adotado nas Nações Unidas.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque/Conosaba




Sem comentários:

Enviar um comentário