Bissau,08 Dez 21(ANG) – Dois candidatos à presidência do Supremo Tribunal de Justiça(STJ), respectivamente, Osires Francisco Pina e Juca Armando Nancassa, anunciaram as suas desistências à corrida ao cargo.
A comissão eleitoral para as eleições do presidente do Supremo Tribunal de Justiça admitiu no passado mês de Novembro, três candidaturas para a liderança daquele órgão judicial, cujas eleições estão marcadas para 10 de Dezembro.
Segundo a deliberação divulgada à imprensa, a lista provisória de candidatos inclui os juízes conselheiros Osíris Francisco Pina Ferreira, José Pedro Sambú e Juca Armando Nancassá.
A deliberação determina igualmente que 11 juízes conselheiros e um juiz desembargador têm capacidade eleitoral ativas nos "termos da lei orgânica dos tribunais de justiça".
De acordo com a carta de anúncio de não participação de Osires Francisco Pina, entregue ao Presidente da Comissão Eleitoral do Supremo Tribunal de Justiça, Humilhano Alves Cardoso, Pina alegou a prevalência ainda do que considera de “vícios e irregularidades” no processo.
Por sua vez, Juca Armando Nancassa, outro pretendente ao cargo do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça entregou hoje a sua carta de desistência alegando a “desvalorização e desqualificação da administração da Justiça” no país.
Com essas desistências anunciadas, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, José pedro Sambú permanece isolado na corrida à presidência do Supremo Tribunal de Justiça, para preencher a vacatura provocada pela morte repentina ,em Agosto passado, de Saido Baldé, que cumpria apenas alguns meses de seu mandato.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário