quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CAN 2021: PANUTCHE CAMARÁ É A GRANDE NOVIDADE NA CONVOCATÓRIA DE “MISTER CANDÉ” PARA A COMPETIÇÃO

O selecionador nacional de futebol, Baciro Candé, divulgou esta quinta-feira, a lista de 24 jogadores para o Campeonato Africano das Nações (CAN 2021), a ser realizado no próximo mês de janeiro nos Camarões.

O futebolista ao serviço de Plymouth Argy Football da Inglaterra é a grande novidade na lista dos eleitos para a maior competição de futebol em África.

Na lista divulgada na sede da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no alto Bandim, em Bissau, o destaque vai para os regressos de Ladislau Ucha Alves e Fernandy Mendy, jogadores que ultimamente têm ficado fora do plantel, por opção da equipa técnica da seleção nacional.

As grandes ausências da convocatória foram Rudi Silva e Marcelo Djaló. Este último rescindiu o contrato com o Boavista em novembro, alegando motivos pessoais e familiares.

Em conferência de imprensa, o técnico principal da seleção nacional, Baciro Candé, afirmou que os 24 jogadores são atletas que dão garantias e confiança à equipa técnica para a competição.

“Divulguei uma lista que é da minha inteira responsabilidade e confiança. Respondo pela chamada destes jogadores”, afirmou Candé.

Refira-se que o capitão Jonas Mendes. Este último sem clube há muito tempo, mas frequentemente vem sendo chamado por Candé para a seleção.

Questionado pelo Jornal O Democrata sobre a presença de Pelé na lista, uma vez que não tem sido utilizado nos jogos do seu clube, Monaco da França, desde o início da época, Candé respondeu que o médio internacional guineense dá garantias à equipa técnica.

“Pelé não está a jogar no seu clube pela responsabilidade do seu treinador, mas cumpre todos os requisitos que um atleta precisa, treina regularmente no seu clube, em França”, justificou “Mister” Candé.

Em relação ao objetivo da Guiné-Bissau nesta participação, a terceira consecutiva no CAN, Candé revelou que o grupo está com ambição de apurar-se para a segunda fase da competição, uma vez que nas duas últimas participações o país não conseguiu esta meta.

É importante realçar que Jonas Mendes, Piquete Djassi e Frédéric Mendy, são três atletas que estiveram nos últimos dois CAN, 2017 no Gabão, 2019 no Egipto e vão estar novamente nos Camarões. Segundo apurou O Democrata, os jogadores da seleção chegam hoje ao país.

Eis a lista completa dos futebolistas selecionados:

Guarda-redes – Jonas Mendes, Maurice Gomis e Manuel Baldé

Defesas – Fali Candé, Nanu, Sori Mané, Ladislau Ucha Alves, Simão Júnior, Opa Sanganté, Jefferson Encada e Fernandy Mendy

Médios – Pelé, Burá, João Jaquité, Morreto Cassama, Alfa Semedo e Panutche Camará

Avançados – Mama Baldé, Piquete Djassi, Jorge Intima, Mauro Teixeira, Joseph Mendes, Steve Ambri e Frederic Mendy.

Dos 24 selecionados por Baciro Candé, destacam-se os estreantes no CAN, Alfa Semedo, Fali Candé, Mauro Teixeira, Opa Sanganté e Panutche Camará.

A competição vai decorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização do CAN por aquele país.

As 24 seleções foram divididas em seis grupos, sendo que apenas o primeiro, o segundo e os quatro melhores terceiros classificados seguem para os oitavos de final.

Os “Djurtus” integram o grupo D, tendo estreia marcada contra o Sudão (11 de Janeiro), antes de debater-se com o Egipto (15 de Janeiro) e Nigéria (19 de Janeiro), sempre em Garoua.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário