sábado, 8 de agosto de 2020

"BENÉ" ELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU

Fernando Tavares (Bené) foi eleito este sábado (08.08.), novo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) num congresso extraordinário que promete dar que falar.

À revelia da comissão eleitoral, que tinha adiado o congresso sem uma data, 25 clubes e 05 candidatos decidiram realizar, este sábado, a reunião magna da Federação de Futebol e elegeram com 19 votos, o homem que suspendeu o mandato enquanto presidente da Liga de Clubes, para concorrer à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Este ato corre o risco de ser contestado e impugnado, pelo comité executivo do órgão que rege o futebol guineense e pela comissão eleitoral instituído ,oficialmente, para organizar o congresso, na medida em que tinham considerado ilegal qualquer congresso realizado à revelia dos estatutos da Federação.

Nem Manuel de Nascimento Lopes, candidato e presidente cessante da Federação de Futebol, e nem os membros da comissão eleitoral marcaram presença no congresso que elegeu Fernando Tavares.

Nascimento Lopes foi sancionado no mês passado, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), por dez anos, proibido de exercer funções no futebol nacional e internacional, por conduta imprópria. A situação levou outros candidatos e vários clubes a pedirem o seu afastamento da corrida eleitoral, mas a comissão instituída pela Federação de Futebol decidiu não aceitar o pedido e adiou por duas vezes o congresso extraordinário, que, entretanto, acabou por ser efetivado e culminou com a eleição de “Bené”.

Nhagna N’bana / Iancuba Dansó

Conosaba/capitalnews.gw

Sem comentários:

Enviar um comentário