quinta-feira, 14 de maio de 2020

ENSINO BÁSICO GUINEENSE PODERÁ BENEFICIAR FUTURAMENTE DE TECNOLOGIA INFORMÁTICA, COM ENERGIA FOTOVOLTAICO GARANTIDA

O Ministro da Educação Nacional, Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assinou hoje (13.05) um Protocolo de Acordo com o Diretor-geral da Associação de Apoio Social nas Áreas de Saúde, Educação e Ecologia, António Lubato.

O acordo visa equipar as escolas de ensino básico da Guiné- Bissau com tecnologia informática, alimentada por energia fotovoltaica.


Visa ainda a formação de monitores e professores, e equipar o Gabinete de Estudos Planificação e Avaliação do Sistema Educativo (Gepase ).

No documento consta que a Associação VINTEDAR será responsável pela concepção de conteúdos em formato audiovisual para poderem ser trabalhados através da TV com apoio de monitores e professores, previamente capacitados.

Os conteúdos deverão estar de acordo com os definidos oficialmente para o ensino da 1ª á 6ª classe podendo ser complementados pelos conteúdos que ambas as partes venham a aprovar.

No domínio da formação, o protocolo destaca que a Escola Superior de Educação de Portugal assumirá a formação de professores para apoiarem a dinamização das atividades, com previa aprovação do projecto ou conteúdo de formação por parte das estruturas orgânicas competentes do Ministério guineense da Educação Nacional e Ensino Superior.

Nesta primeira fase, o projecto beneficia apenas 3.214 salas de aulas em 816 escolas, dando tempo para a realização de obras para criação de condições mínimas de operacionalidade em outros estabelecimentos escolares.

Fonte: Assessoria Imprensa

Conosaba/Aliu Cande 

Sem comentários:

Enviar um comentário