Realizou-se, hoje (29), a primeira reunião inaugural do Comité de Pilotagem da Comissão da Comunidade Económica do Estados da África Ocidental (CEDEAO) que visa coordenar esforços e iniciativas para erradicação do terrorismo em 15 Estados-membros.
A reunião decorreu através da videoconferência e Guiné-Bissau foi representada pelo ministro da defesa do governo em exercício. Um dos assuntos em cima da mesa foi a validação do plano de actividades, alocação de verbas, a execução orçamental e os relatórios financeiros auditados.
Depois da sua participação, à imprensa, o ministro da defesa, Sandji Fati, disse que o assunto abordado, principalmente na luta contra o terrorismo na região, vai ser informado às autoridades máximas do país.
Sandji Fati disse que a Guiné-Bissau ainda não confronta com o fenómeno de terrorismo mas apesar disso deve-se encarrar o fenómeno como ameaça séria criando sempre estratégias para se defender.
O Comité de Pilotagem da Comissão da CEDEAO visa além de lutar contra o financiamento do terrorismo, mas também a promoção da comunicação, o dialogo intercomunitário e a prevenção do extremismo violento. A comissão visa igualmente reforçar o controlo de armas e produtos sensíveis de uso múltiplo, um dos assuntos é o reforço a gestão e controlo de fronteiras.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário