Bissau, 21 mai 2020 (Lusa) - A Câmara Municipal de Oeiras e a Rede Aga Khan vão apoiar a Guiné-Bissau com equipamento médico e de proteção individual no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Em comunicado, hoje divulgado à imprensa, a Câmara de Oeiras refere que no âmbito do apoio serão doados à Guiné-Bissau dois ventiladores, 50 mil máscaras cirúrgicas, 50 mil pares de luvas, duas mil máscaras sociais e 12 termómetros de infravermelhos.
"Esta ação de cooperação com a Guiné-Bissau é a primeira de várias ações que serão desenvolvidas com os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e pretende dar resposta à crise sanitária provocada pela covid-19, colmatando as necessidades sentidas no acesso a equipamento de tratamento médico e proteção individual", refere o comunicado.
A iniciativa solidária com os PALOP representa um apoio conjunto de 700 mil euros.
O apoio fornecido chega a Bissau na sexta-feira.
O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.109, registando-se seis vítimas mortais e 42 recuperados, disse o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.
No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, até 26 de maio, e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.
Além daquelas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.
Sem comentários:
Enviar um comentário