Bonifácio Malam Sanha
Bissau 29 Mai. 20 (ANG) – A Federação Internacional de Futebol(FIFA), doou 250 mil dólares à Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau(FNFGB) para fazer face as despesas operacionais neste período da pandemia de Covid-19.
Em declarações hoje à ANG, Bonifácio Malam Sanhá, membro do Comité Executivo da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, desmentiu informações postas a circular segundo as quais o referido montante se destina aos clubes.
Aquele dirigente federativo afirmou que a FIFA não deu nenhum tostão para dar aos clubes de futebol, acrescentando que a verba é um adiantamento da tranche habitual que a Federação Internacional de Futebol devia doar à Guiné-Bissau em Julho do ano em curso, devido a situação da pandemia de coronavirus.
“Foi nesse quadro que recebemos os 250 mil dólares da FIFA e o montante global é de 500 mil, tal como contemplado no programa denominado Far Word daquela instituição que gere o futebol mundial. Mas, como nós, Guiné-Bissau, estamos em restrição financeira com a FIFA, só recebemos 50 por cento da verba“,explicou.
Malam Sanhá frisou que a Federação de Futebol, através do seu Comité Executivo, entendeu que por causa da situação difícil que os clubes estão a enfrentar, decidiu apoiá-los.
Disse que não é que os clubes tenham direito ao referido dinheiro ou seja, “a FNFGB decidiu, de uma forma livre, doar parte do montante aos clubes no valor de 2 milhões de francos CFA cada”.
Aquele responsável disse que existe um fundo a ser preparado pela FIFA destinado aos actores de futebol, mas que ainda nem se sabe quanto será e que deve ser disponibilizado para as federações, clubes e outras associações desportivas.
Bonifácio Malam Sanhá referiu que cabe a Federação justificar como geriu o dinheiro doado pela FIFA, caso contrário não receberá a segunda tranche dos 250 mil dólares.
Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário