segunda-feira, 25 de março de 2019

PAÍS CELEBRA DIA MUNDIAL DE ÁGUA


O ministério dos Recursos Naturais através da direcção dos Recursos Hídricos comemorou esta sexta-feira o dia mundial de água sob o lema; “ não deixar ninguém para trás”.

O dia, é comemorado com foco num determinado lema e sob coordenação de uma agência das nações Unidas que desenvolve actividades que ilustram a temática e a situação mundial do sector dos recursos hídricos.

Na sua alocução no acto, o ministro dos recursos naturais Serifo Embaló afirmou que o grande desafio que ainda persiste tem a ver com o acesso equitativo da água potável para o consumo das comunidades.

“ No objectivo do desenvolvimento sustentável aponta para que até ano 2030, haja garantias de acesso de todos a água potável e saneamento e uma gestão segura e durável de recursos em água”, referiu.

Por outro lado, sublinhou que considerando o crescimento demográfico acelerado do país, “ devemos pensar em estratégias de planificação a curto, médio e longo prazo por forma a garantir o uso racional dos recursos em água associado as estratégias de saneamento adequado”

Entretanto, a representante adjunta da UNICEF, Ainhoa Jaureguibeitia que o acesso a água potável na GB se situa nos 75% segundo os dados da MICS 2014.

“Aproveito esta ocasião para referir que, não obstante o acesso a água potável na GB se situar nos 75%, disparidades persistem sendo que 69% da população ainda consome água de fontes geridas de forma básica e com elevados riscos de contaminação seja na colecta nos pontos de água ou na sua gestão ao nível das famílias e 1% ainda consome águas superficiais”, aponta a representante do UNICEF.

Durante a cerimónia de comemoração, a UNICEF entregou 75 camisolas, 75 botas de protecção, 75 uniformes e 5 motorizadas para os técnicos de reparação dos pontos de água.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário