quinta-feira, 28 de março de 2019

FINALMENTE GUINÉ-BISSAU APRESENTA, NA ETIÓPIA, RELATÓRIO SOBRE SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS


A Guiné-Bissau apresentou, hoje (27), pela primeira vez, em Adis Abeba -Etiópia, primeiro relatório complementar da implementação da carta africana dos direitos e bem-estar das crianças na Guiné-Bissau

O relatório foi apresentado pela Coligação da Organização de Defesa dos Direitos das Crianças na Guiné-Bissau (CODEDIC-GB) e o Parlamento Nacional Infantil (PNI), no encontro do Comité Africano dos especialistas dos Direitos e bem-estar das Crianças, que decorre na Etiópia.

A apresentação aconteceu, pela primeira vez, desde que a Guiné-Bissau ratificou a Carta Africana dos Direitos e bem-estar da Criança, em 2008.

Em entrevista á Rádio Sol Mansi (RSM), a partir da Etiópia, o coordenador geral do CODEDIC-GB igualmente chefe da delegação guineense, Aladje Tanzigora, disse que os principais assuntos tomados em conta foram o casamento infantil e abusos nas crianças.

“No fim o comité tomou a nota do relatório e promete tomar decisão sobre as realidades constadas no relato apresentado pela delegação guineense”, disse Aladje.

Com a apresentação do relatório, Tanzigora considera que missão está cumprida e agora espera-se que se reverta ao bem das crianças.

“Consideramos que a nossa missão é cumprida”, sustenta.
A apresentação do relatório, na Etiópia, foi feita pelo presidente do Parlamento Nacional Infantil, Sebastião Tambá Júnior, que também falou em exclusivo á RSM e diz sentir-se realizado com o acto.

“Enquanto crianças sentimos realizadas porque é um marco importante para o país e principalmente para as crianças”, enfatiza o presidente do PNI.

A apresentação do relatório enquadra-se na 33ª Sessão do Comité Africano de Especialistas dos direitos e bem-estar da criança.

Com duração de uma semana, o encontro termina esta quinta-feira (28).

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Julinha Sana Sambú/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Cortesia da delegação guineense

Sem comentários:

Enviar um comentário