sábado, 23 de março de 2019

“RAMOS DO MESMO TRONCO”


Numa altura em que a proclamação da força da nossa União foi posta em causa e de que maneira, por interesses mesquinhos alheios aos de um povo;

Numa altura em que os valores que nortearam a criação da nossa nação são constantemente desrespeitados, com apelos à violência a surgirem a cada dia que passa. Valores e ideais que custaram sangue e suor aos nossos valentes irmãos guineenses;

Numa altura em que o futuro do país está fortemente comprometido e a pobreza a ceifar vidas no seio da população, que não tem outra alternativa, sem outro tecto, sem plano B, e começa a dar sinais de desespero;

Eis que surge no meio de tamanha confusão e desespero um verdadeiro factor de União e Coesão Nacionais – a selecção nacional de futebol.

No meio de toda essa trapalhada situação política, os Djurtus, mais uma vez, irão proporcionar aos guineenses, neste sábado dia 23, uma oportunidade de reafirmamos que a força da nossa União é mais forte e coesa do que qualquer partido político, grupos étnicos, religião ou facções.

Eu, sou do Sporting, tu és do Benfica, ele é do Porto e eles ali são do Barcelona, Real, Liverpool ou Manchester United, mas todos nós respondemos pela mesma bandeira que está a flutuar nos céus e nos nossos corações. Ou seja todos nós somos Djurtus. Somos uma equipa e uma nação.

Não importa o resultado do jogo. Não importa, por agora, se vão jogar bem ou mal, importa, sim, essa força de unidade nacional que a selecção transmite e proporciona. Mais do que um resultado desportivo está um país Unido à volta da causa nacional.

Devemos aproveitar o vento da União que a selecção leva consigo à Guiné-Bissau para juntarmos as mãos e elevar o nível de vida dos mais carenciados e, consequentemente, desenvolver projectos que venham mudar de forma concreta a vida dos guineenses. Devemos aproveitar esse legado deixado pelos jogadores da selecção para colocar de lado as nossas ambições pessoais e colocar a Guiné-Bissau acima de tudo. Primeiro, segundo e terceiro. Quiçá, só assim, seremos os “suíços de Africa” como outrora éramos apelidados.

Todos os sonhos são possíveis até que “Djurtus” seja campeão!

Texto: BRAIMA DARAME
FOTOS: ALBANO BARAI

Após a visita de Presidente JOMAV: “DJURTUS” MOTIVADOS PARA DEFRONTAR “MAMBAS”

O selecionador Nacional, Baciro Candé disse que os seus jogadores estão motivados e pensando só na vitória no jogo decisivo de hoje, sábado 23 de março de 2019, frente à seleção moçambicana de futebol. O timoneiro nacional falava ontem na antevisão da partida da sexta e ultima jornada do grupo k de fase de apuramento ao Campeonato africano das nações a realizar-se no Egipto em junho próximo.


A partida revela-se decisivo entre as duas seleções lusófonas, na medida em que vai ditar a qualificação de uma delas. No caso da Guiné-Bissau, vai bastar apenas um empate para garantir a presença no CAN’2019. Para os “mambas” Moçambique, é obrigatória uma vitória.

Na ocasião Baciro Candé disse que os jogadores estão todos disponíveis e muito bem preparados física e moralmente, para fazer história este sábado.

“Aquela [equipa] que ganha não se muda” disse o técnico, momentos depois de último treino dos Djurtus. 

Se se referir às declarações do mister Baciro Candé, a baliza será entregue a Jonas Mendes, na direita Eliseu Nadjac, Rudinilson Silva e Juary Soares na defesa, e Bacar Baldé na esquerda, meio campo formado por Manconi Soriano Mané, Judinilson Tuncará (Pelé) e Zezinho, nas alas Piqueti Djassi e Toni Sá Brito e Frederic Mendy no ataque.

O jogo está agendado para às 16h30 deste sábado, no estádio nacional 24 de setembro, com capacidade para 15 mil espectadores.

Por: Alcene Sidibé

Foto: Albano Barai






Sem comentários:

Enviar um comentário