quarta-feira, 20 de março de 2019

«CICLONE» PR DA GUINÉ-BISSAU MANIFESTA SOLIDARIEDADE COM MOÇAMBIQUE


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, manifestou hoje solidariedade com os moçambicanos vítimas do ciclone Idai, que atingiu a cidade da Beira em Moçambique, provocando dezenas de mortos e desaparecidos.

"Nesta triste ocasião, endereço-lhe, em nome do povo guineense e em meu nome pessoal, os sentimentos do nosso profundo pesar e a expressão da nossa solidariedade", pode ler-se numa carta enviada por José Mário Vaz ao seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi e distribuída hoje à imprensa.

O ciclone Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora atingiu a cidade da Beira, a quarta maior de Moçambique, na quinta-feira à noite, causando dezenas de mortos e desaparecidos e deixando os cerca de 500 mil residentes sem energia e linhas de comunicação.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou pelo menos 222 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos na segunda-feira.

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram afetadas pela tempestade naqueles três países africanos.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que o ciclone poderá ter provocado mais de mil mortos em Moçambique, estando confirmados atualmente 84.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário