quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MANSA MUSSA: 'O HOMEM MAIS RICO QUE O MUNDO JÁ VIU', SEGUNDO A REVISTA TIME



O Rei Musa Keita I era "mais rico do que qualquer pessoa possa descrever", segunda a revista Time

O rei africano Musa Keita I é considerado a pessoa mais rica da história. Segundo a revista Time, Musa é "mais rico do que qualquer pessoa possa descrever."

Considerando que Augusto César, o imperador romano, que, segundo aTime, é a segunda pessoa mais rica da história com patrimônio estimado em US$ 4,6 trilhões, então a fortuna de Musa Mansa, como Musa Keita I ficou conhecido após tornar-se rei, era impressionante.

"Realmente não tem uma maneira de mensurar com precisão a riqueza de Mansa Musa", disse Jacob Davidson da Time.

Mansa Musa governou o Império do Mali no século 14 e seu território era abundante em riquezas naturais - com destaque para o ouro. 

Musa Keita I assumiu o poder em 1312. Ele assumiu o título de 'Mansa', que significa 'Rei', em um momento que diversos reinados africanos estavam prosperando. Ele expandiu de maneira exponencial as fronteiras de seu território - totalizando um domínio sobre mais de 3.200 km.

Seu império controlava os territórios dos países que atualmente são a Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Mali, Guiné, Burkina Faso, Níger, Nigéria e Chade. Considerando as atuais escalas, ele dominava um território que compreende nove países.

Sua imensa fortuna ficou famosa quando, em 1324, Mansa Musa fez a peregrinação de quase 6.400 km até a cidade de Meca, na Arábia Saudita. O Rei não poupou despesas na viagem. Segundo o Business Insider, a comitiva que realizou a peregrinção junto a ele era composta por dezenas de milhares de soldados, civis e escravos. Além de 500 arautos que carregavam, junto de diversos camelos e cavalos, muitas barras de ouro.

Ao passar pela cidade de Cairo, no Egito, Mansa Musa doou tanto ouro e dinheiro que gerou uma crise inflacionária na cidade. Foram necessários muitos anos para que Cairo se recuperasse das doações.

Mansa Musa governou por 25 anos até falecer em 1337, mas deixou um enorme legado de mesquitas, escolas, bibliotecas e museus que persistiu por muitas gerações. 

Conosaba com//epocanegocios.globo

MANSA MUSA RETRATADO EM UM MAPA DO ATLAS CATALÃO DE 1375 (FOTO: ATLAS CATALÃO)


Sem comentários:

Enviar um comentário