terça-feira, 1 de julho de 2025

FALTA DE CARNE DE VACA NO MERCADO GUINEENSE DEVE-SE ÀS ELEVADAS COBRANÇAS EFETUADAS PELAS AUTORIDADES



A Associação dos Criadores e Vendedores dos Gados disse que o aumento dos preços da carne no mercado deve-se pelo fato dos gados serem comprados a um custo tão elevado em Senegal.

Numa reportagem efetuada pela rádio Sol Mansi, esta segunda-feira, 30 de junho, depois a denúncia de aumento dos preços de carne no mercado nacional, o presidente da Associação dos Criadores e Vendedores dos Gados, Mama Samba Baldé, disse aponta como outro fator, às sucessivas cobranças que são alvos por parte das autoridades.

“80 Por cento dos gados são originários da vizinha Senegal num preço tão elevado, contudo esta situação foi confrontada com as cobranças por partes de várias instituições como comité de estado, veterinária, e polícia”, explicou Mama Samba Baldé.

Balde afirmou que a associação que lidera está a trabalhar para reduzir os preços de carne no mercado nacional, contudo existem obstáculos que são confrontados no terreno.

“Estamos a tentar reduzir os preços de carne no mercado nacional, contudo as dificuldades que enfrentamos no terreno”, garantiu o presidente da Associação dos Criadores e Vendedores dos Gados.

Em relação a situação de higiene do novo local sito na estrada de volta em Bissau, Mama Samba Baldé pede intervenção do governo para melhorar as condições higiénicas do lugar e sobretudo a segurança.

“Gastamos muito dinheiro só na vedação deste lugar, mais de 12 milhões, contudo não há casa de banho e muito menos a segurança e sobretudo a condição do lugar que leva uma parada da água de chuva”, salientou Balde.

De acordo com Associação dos Criadores e Vendedores dos Gados, os gados comprados no Senegal num preço que ronda a um milhão e oitocentos francos CFA o que levaria a ser vendido em dois milhões de Francos CFA.

Por: Marcelino Iambi

Sem comentários:

Enviar um comentário