quinta-feira, 31 de julho de 2025

«Guiné-Bissau» MADEM-G15: Braima Camará vai à reconciliação com partido "entregue" a Satu Camará?


Esta é a questão que se coloca diante de um novo cenário político no interior do MADEM-G15.

Satú Camará, coordenadora nacional, de facto, do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), viu o peso da sua liderança reforçado pelo Tribunal da Relação (TR), que decidiu a seu favor, sobre a longa disputa com Braima Camará para a liderança da segunda maior força política da Guiné-Bissau.

No acórdão datado de 11 de julho de 2025, mas só tornado público esta quinta-feira (31.07), o Tribunal da Relação manteve tudo como está, ou seja, recusou o recurso de Braima Camará, que contesta a legalidade do congresso que elegeu Satu Camará como coordenadora nacional do MADEM-G15, em agosto do ano passado.
No entanto, a decisão é passível o recurso ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão do TR é conhecida numa altura em que Braima Camará está mais inclinado para se reconciliar com a ala de Satú Camará, no partido, e com o Presidente Umaro Sissoco Embaló, cujos apoiantes foram protagonistas do congresso que afastou Braima da liderança do MADEM-G15.

Segundo alguns observadores, perante o cenário e realidade política evidente, resta a Braima Camará, aderir à iniciativa de reconciliação no seio do partido, juntar-se aos detratores, ou adiar a decisão, pelo menos por agora, e continuar na Aliança Patriótica Inclusiva (API- Cabas Garandi).

Por CFM

Sem comentários:

Enviar um comentário