terça-feira, 13 de julho de 2021

Agricultura/Governo cria condições para certificação de produtos agroalimentares

Bissau,13 Jul 21(ANG) – O Governo, através do Ministério de Agricultura, a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS) e a Associação Iniciativa para a Segurança Alimentar, assinaram hoje um acordo de prestação de serviços na área de certificação de produtos agrícolas do país.

Na ocasião, o ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro disse que o referido acordo visa criar as condições básicas aos produtores e consequentemente aos parceiros nacionais e internacionais para que possam apostar nos produtos agrícolas do país.

“Pensamos que este memorando de entendimento com o sector privado será um pontapé de saída para que, de facto, possamos, brevemente, dispor desse instrumento tão importante para o país, que é a certificação dos nossos produtos agrícolas”, disse Marciano Silva Barbeiro.

O governante afirmou que a Guiné-Bissau tem variedades de produções, nomeadamente de arroz, mandioca, caju, manga, peixes entre outros e que até hoje não são bem aproveitadas essa diversidade produtiva para a criação de uma economia sólida para as populações.

Para o efeito, Silva Barbeiro convida à todos para encarrarem esse desafio que diz ser muito importante para o sector económico do país.

O Presidente em exercício da CCIAS, Mama Samba Embaló realçou a importância da certificação dos produtos agrícolas, de que, segundo diz, o país tanto precisava, não só em termos de consumo como para a exportação.

Samba Embaló sublinhou que, enquanto representante do sector privado, vão sensiblizar as empresas que operam no país para abraçarem o referido projecto no âmbito da promoção e vulgarização dos produtos agrícolas no mercado internacional, dentre os quais a castanha de caju, o sézamo entre outros.

O Presidente da CCIAS, enalteceu o empenho e dedicação do actual ministro de Agricultura, ;Marciano Silva Barbeiro por ser o primeiro governante guineense a promover um acordo com o sector privado guineense, tendo encorajado os restantes membros do governo a fazerem o mesmo no quadro da parceria público/ privada.

Por sua vez, o Coordenador da Associação Iniciativa para a Segurança Alimentar, Alfredo Marcial Montes Ninho, agredeceu ao Governo em particular o ministro da Agricultura, por permitir a colaboração da sua organização com a Guiné-Bissau “neste importante objectivo que é a obtenção da certificação dos produtos agroalimentares do país”.

“A nossa organização tem a noção de que a segurança alimentar é uma fonte de soberania política para o Estado, a independência económica do país e a justiça social para as populações. Seremos muito felizes em colaborar nesse sentido”, afirmou.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário