terça-feira, 22 de setembro de 2020

CONVITE - Lançamento oficial do Livro VERIS por Artur Santos Silva e Álvaro Siza Vieira


O lançamento oficial realiza-se já neste domingo 27 de setembro, às 17 horas, no Jardim da Casa das Artes (Palacete Vilar d'Allen - pertencente à DRCN), sito na Rua António Cardoso, n. 175 - PORTO. A apresentação está a cargo do Doutor Artur Santos Silva, com evocação do Arq. Álvaro Siza Vieira e recitação do ator João de Carvalho. 

Tudo está organizado segundo as normas da DGS, pelo que é obrigatório o uso de máscara durante o evento, mesmo acontecendo ao ar livre.

Visualize aqui um convite personalizado, em som e imagem, por alguns dos famosos coautores:


Trata-se duma coletânea de 151 coautores, em que constam 262 textos de colunistas regulares e de outros pontuais, que escreveram para o JornalVERIS (JV), ao longo do seu tempo de atividade (2009 a 2015), à exceção dum texto inédito do Prof. Doutor Adriano Moreira. Praticamente todos eles são figuras públicas e personalidades/entidades conhecidas.

O livro, de 515 páginas, tem prefácio do Prof. Doutor Guilherme d'Oliveira Martins, 7 ilustrações inéditas do Arq. Álvaro Siza Vieira (simbolizando os 7 anos em que existiu o JV) e é coordenado pelo jornalista Prof. André Rubim Rangel - que fundou e dirigiu esse periódico (à época, o único de génese/carácter multicultural na região e, até, no país) -, também ele coautor.

Sob chancela da Editorial Novembro, esta é - portanto - uma obra de vida, memorial, retrospetiva e de homenagem. Homenagem a todos os que, direta ou indiretamente / duradoura ou efemeramente, fizeram parte da grande “família” VERIS. Homenagem particular aos 13 coautores que já faleceram: Albano Martins, António de Almeida Santos, António Barbosa de Melo, D. Manuel Martins, Daniel Serrão, Diogo Vasconcelos, José Hermano Saraiva, Manoel de Oliveira, Manuel de Pina, Miguel Veiga, Nadir Afonso, Paulo Cunha e Silva e Tozé Martinho. Um solene tributo póstumo a eles!


Sem comentários:

Enviar um comentário