quarta-feira, 23 de setembro de 2020

«ARTIGO DE OPINIÃO Nº 34 – 2020 » REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU INDEPENDÊNCIA (1973 – 2020 `A QUARENTA E SETE (47) ANOS) – COM AVASSOS E RECUS OU PARA CIMA E PARA BAIXO PORQUÊ? VAMOS RESPONDER.

AGORA NÓS - QUEREMOS TODOS OS PRESIDENTES DA REPÚBLICA PARA CINCO (5) ANOS E O GOVENNO NOMEADO PELO PR, QUE TEM APOIO DE MAIORIAS DOS DEPUTADOS (AS) NA ANP, PARA QUATRO (4) ANOS E MAIS NADA (PAIGC FORA) DE GOVERNAÇÃO.  

A estrutura do Estado - Tem uma hierarquia, resultado daí que o 1º magistrado da nação é o Presidente da República – por inerência do cargo Ele também é comandante Supremo das Forças Armadas, o Símbolo e a Figura Nº um (1) do Estado – (Democrático ou Ditatorial).

PARECE SÃO AS COISAS QUE A SOCIEDADE GUINEENSES OU ALGUNS DOS NOSSOS POLÍTICOS, LÍDERES E GOVERNANTES - NÃO SABEM E PÕEM SEMPRE EM CAUSA O CUMPRIMENTO DO Nº 3 DO ARTº 97 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DO NOSSO GRANDE PAÍS REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU – ATENÇÃO NÃO ESTOU FALAR DO USE, ESTOU FALAR SIM DE PR – DA REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU.

Creio sinceramente que - Sucessivas crises política, resultam apenas de indisciplinas generalizadas, corrupção, que se apoderou a nossa classe política guineense, agravadas pelo desconhecimento da ética ou simplesmente pela sua inobservância, de tal maneira que, até os mais ponderados, como (Nós) - acabam por se deixar contaminar. 

Por exemplo, o PR – Quando é desrespeitado publicamente por um simples cidadãos, por um jornalista, por um membro do governo, por um deputado (a) da Nação e por Órgão de Estado ou Órgão da Soberania Nacional. O que acontecem essas pessoas, esses personalidades essas secretários do estado, esses ministros, ou instituição do Estado nada.

Nem tão pouco, muitas vezes são chamados (as) atenção. Em qualquer país civilizado onde as Leis, constituição e as instituições funcionam, o que é que aconteceria? (A minha amada Guiné – Bissau) o país onde tudo é possível e vale tudo, simples cidadão, um funcionário (a) público, se for um membro do governo, um uma deputado (a) da nação ou um Órgão de Estado e todos (Nós) sabemos que têm as responsabilidades acrescidas, porque são funcionários de estado e não são funcionários (as) qualquer, logo ali (Eles e Elas) têm as responsabilidades acrescidas nos seus ombros se é uma instituição de estado ainda mais – o nosso país RGB, tudo é possível, qualquer pessoa ou cidadão comum - come até ficar com a barriga cheia, bebem água, o vinho, cervejas, bebidas alcoólicas, ousa criticar ofender um (PR – não estou falar de USE), estou falar sim,  do Presidente da República do nosso país RGB - Pergunto é punido por essa conduta? Se for, Órgão da soberania é um Órgão do Estado um membro do governo é o funcionário público e não é um funcionário qualquer. Logo ali, têm maiores responsabilidades e devem ser responsabilidades pelos seus atos?!

Temos que trabalharmos com a seriedade e reconhecer as pessoas e respeitarmos – Uns aos outros, a constituição, leis, estatutos das formações políticas, da sociedade civil e as hierarquias, não podem haver – Respeito, entendimentos, solidariedade, unidade, desenvolvimento e nem podemos ter – Democracia, direitos e a liberdade, esses valores todos não se reclamam, não se exportam, conquistam-se com trabalho sério de - (Homens e Mulheres sérios (as)  e trabalhadores (as) sério ponto final parágrafo

Observações: Temos outros problemas sérios com a nova geração, principalmente os - Intelectuais de meias tijelas, recém-formados (as) ou licenciados (as) e alguns, nem acabaram os seus cursos, nem querem outro nome a não ser douto ou engenheiro – Temos muito e não há trabalho para (Eles e Ela), é porque não há produção, porque todos só querem ser – Presidente de qualquer coisa, secretário de estado, ministro, embaixador, primeiro-ministro e até Presidente da República – Esses malandros, têm que continuar a estudar ainda mais ou arranjarem trabalho para trabalharem – oito e nove (8, 09h00) horas ou criar os seus próprios negócios e deixarem de enganar as pessoas todos os dias de segunda a sexta-feira. Eles têm que fazer bem as contas os custos incalculáveis que a sociedade pagou ou pessoas que trabalham pagaram as suas formações – Quanto é que nos custam  formar um quadro superior? Muitos não sabem e nem querem saber, pensam que é só pagar propinas e comprar os livros!...

Há quarenta (40) anos trás mais ou menos:

Formação ou licenciatura em qualquer área, logo temos um emprego não é trabalho é um emprego garantida para toda a vida e o lugar especial na sociedade – Jovens têm que entender que hoje no Pleno Século XXI, não é bem assim, há muitas pessoas formados (as), principalmente jovens. O QUE É QUE ELES E ELAS FAZEM OU ESTÃO A FAZER?

Os políticos do nosso país (RGB) - Temos muito pouco, mas temos, têm que chamar e apostar Neles - Professores Doutores, especialistas em certas áreas e cientistas – Embora esse último, não é só (deles e delas) cientistas, são sim, esforços colectivos, que significa a ciência não é dos cientistas, são esforços colectivos.

Os nossos novos líderes do país (PR-USE e o PM_NGN) o Chamamos atenção, não fazer mal a ninguém, não significa que estamos fazer bem. Governo da GB desde 25/04/1974 até hoje não fez nenhum investimentos pública nas infraesturas e nem investimentos nos funcionários (as) públicos, nos quadros, e nos equipamentos no nosso país RGB de lés – a - lés. Que raios de governação são estes - Temos que remover, essas jaulas de ferro instalado no nosso país RGB.

OS CULPADOS (AS), SÃO DE DIRIGENTES CORRUPTOS DO PAIGC

O PAIGCNão tem mais nada a dar e nem têm soluções para o nosso país  é obstáculo para a nossa sociedade e o nosso país RGB – Soluções da sociedade (povo) e do nosso país RGB o PAIGC – 10 ou 15 anos mais ou menos na oposição, nesse período de tempo têm que disciplinar, arrumar os seus militantes arranjar  ou eleger o líder e não o chefe, capaz de unir o partido e pôr ponto final nos conflitos entre os militantes, aproximar e unir os militantes e falarem uma só voz, que significa devolver o partido a base ou dos militantes e não entregar o partido grupinhos de amigos corruptos. O PAIGC, poderá aguentar 10 ou 15 anos fora do poder?

ESSE É O TEMPO - OS 10. OU 15 ANOS MAIS OU MENOS´É O TEMPO OU PERÍODO QUE O PAIGC VAI LEVAR PARA ARRUMAR A CASA

Malam Gomes em Portugal - PS: tel. Casa - 00.351.214.411.163 Serviço 218152630 Telemóveis – Tlms. NOS 00.351.966927772 LYCA 00.351.920.211.070

 

Emailspelundo2014@gmail.com Ou m.gomes56@mail.pt

 

DATA DE NASCIMENTO: 15 DE JANEIRO DE 1956 em Pelundo, Região de Cacheu RGB

 

NATURALIDADE: PELUNDO – Canchungo RGB

 

ESTADO CIVIL: Casado e bem, há 40 anos.

 

FILHOS: 5 (CINCO) NETOS 7 (SETE)

 

PROFISSÃO: ACTUALMENTE - SEGURANÇA

 

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS: ENSINO PRIMÁRIO, ENSINO SECUNDÁRIO, FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL E SOCIAl.

 

UM DEVER E OBRIGAÇÃO DE CONTRIBUIR NA SOCIEDADE

 

» OCUPAÇÃO ATUAL  - SEGURANÇA

 

» Atualmente Presidente da Direção de ANPRP – Pelundo em Portugal, Interlocutor junto ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da – Associação dos Naturais de Pelundo Residente em Portugal;

 

» Responsável de Projetos PADEP em Portugal – Projetos de:

          Apoio para Desenvolvimento de Pelundo.

 

» Coordenador de Todas as Reuniões da nossa Família

                                          Família - Batchango em Portugal;

 

» Um dos Conselheiro da Comunidade Guineense junto ACMP Alto Comissariado para as Migrações em Portugal;

 

» Sou Empreendedor e Dinâmico – Gosto de trabalhar com grupo da minha preferência e adapto também qualquer grupo.

 

» Música - Constitui elementos inseparáveis das

                    Características acima mencionado;

 

» Preferidas - São africanas e Fados portuguesa;

 

» Desportos Preferido FUTEBOL - Adepto de Futebol Clube de Pelundo e de Cantchungo na Terra Natal República da Guiné – Bissau e em Portugal Futebol Clube de PORTO

 

Malam Gomes – Cidadão Pró – Ativo em Portugal  

Sem comentários:

Enviar um comentário