sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

GÂMBIA: CEDEAO INICIA REDUÇÃO PROGRESSIVA DAS SUAS TROPAS APÓS REGRESSO DE BARROW



Banjul - A missão militar desdobrada na Gâmbia pela Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO) vai iniciar uma “redução progressiva” dos seus efectivos, soube nesta sexta-feira a AFP, junto do seu comandante, um dia após o regresso à Banjul do novo presidente Adama Barrow.

A Missão da CEDEAO na Gâmbia (Micega)” decidiu proceder à uma redução progressiva do volume das forças enviadas ao teatro das operações”, anunciou o seu comandante, o general senegalês, François Ndiaye, num comunicado entregue nesta sexta-feira a AFP.

Segundo o oficial general, esta decisão surge “após o regresso à Gâmbia” do presidente Barrow e na sequência de uma "apreciação positiva da situação de segurança” no país.

Eleito a 01 de Dezembro e acolhido no Senegal desde 15 de Janeiro, a pedido da CEDEAO que temia pela sua segurança, Barrow regressou à Gâmbia quinta-feira, cinco dias após a partida para o exílio de seu antecessor, Yahya Jammeh, que contestou a sua vitória durante seis semanas.

“Esta redução do volume das forças incide essencialmente na componente terrestre. No entanto, as áreas aérea e naval estão igualmente afectadas em menor grau”, acrescentou o general Ndiaye.

Questionado sobre o número de efectivos da Micega, o comandante negou-se a revelar as cifras de momento.

No último final de semana, o presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain de Souza, tinha indicado que cerca de quatro mil homens tinham já sido engajados na operação da Micega, sobre num efectivo máximo de sete mil homens de cinco dos 15 países da organização regional.

Essa operação foi lançada pela CEDEAO a 19 de Janeiro, pouco após a tomada de posse de Adama Barrow na embaixada gambiana em Dakar, tendo sido suspensa para dar uma oportunidade aos últimos esforços diplomáticos para pressionar Yahya Jammeh à ceder o lugar.

Jammeh finalmente deixou o país a 21 de Janeiro. A Micega retomou o seu desdobramento no dia seguinte, oficialmente para ssegurar o país e preparar à chegada de Adama Barrow.

Quinta-feira no seu regresso à Banjul, Barrow recebeu um acolhimento triunfal de uma multidão com grupos dançantes e jovens percussionistas. 

Conosaba/angop


Sem comentários:

Enviar um comentário