segunda-feira, 25 de julho de 2016

RESPONSÁVEL DA ONU PEDE "PRINCIPIO DE INCLUSÃO" AOS POLÍTICOS DA GUINÉ-BISSAU


O subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, pediu hoje aos políticos da Guiné-Bissau que promovam a inclusão das mulheres nas esferas de decisão como formas de acelerar o desenvolvimento do país. O responsável da ONU esteve hoje numa audiência com o Presidente guineense, José Mário Vaz, no âmbito de contactos com as autoridades políticas, ao longo das quais pretende ouvir uma apreciação do país e o que a comunidade internacional poderá fazer para ajudar. Em declarações aos jornalistas, Jeffrey Feltman considerou que a Guiné-Bissau "possui todas as condições naturais" para se desenvolver, "desde que haja unidade, reconciliação e promoção das mulheres" nos partidos e lugares de decisão da vida do país.


Feltman afirmou que em todos os encontros que manteve com os responsáveis guineenses, nomeadamente o Parlamento, Governo, poder judicial, partidos políticos e sociedade civil, não se cansa de repetir a importância do consenso e da reconciliação.

Dirigindo-se aos políticos, o responsável das Nações Unidas apelou-os para que "deem prova da sua boa-fé", fazendo os passos necessários para "acabar com o bloqueio que existe no país" e renovar a esperança da população, disse.

"A população observa os políticos por ser a primeira vítima dessa situação", defendeu Jeffrey Feltman, referindo-se ao povo guineense como "patriota e pacífico".

Assinalou ainda que a ONU e a comunidade internacional "estão disponíveis" para ajudarem a Guiné-Bissau ultrapassar as crises políticas que têm afetado o país na última década mas frisou que caberá aos guineenses "darem os primeiros passos".

"É altura de o país ultrapassar estas crises, através de princípios de inclusão e do consenso para que encontre o seu desenvolvimento", disse Jeffrrey Feltman, realçando a importância do respeito pelas leis, o Estado de direito e os direitos humanos.

Também salientou a importância de o país indicar as mulheres para as esferas de decisão a nível dos partidos e nas estruturas do Estado, enaltecendo o seu papel na promoção da paz e da estabilidade.

O subsecretario-geral das Nações Unidas, que deve terminar a sua visita de três dias a Bissau esta segunda-feira, felicitou igualmente as Forcas Armadas pelo facto de se terem mantido fora "jogo político" e ainda encorajou o trabalho que tem sido feito na Guiné-Bissau no combate ao crime organizado e o trafico de drogas.
Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário