quarta-feira, 20 de julho de 2016

EUROPOL ALERTA PARA "REPETIDAS AMEAÇAS" DO ESTADO ISLÂMICO A PORTUGAL E A ESPANHA

Europol

O serviço europeu de polícia (Europol) alertou esta quarta-feira para as “repetidas ameaças” do Estado Islâmico (EI) a Portugal e Espanha e não exclui nenhum território da União Europeia (UE) da possibilidade de ataques semelhantes aos que ocorreram em novembro, em Paris.

No seu último relatório sobre terrorismo na União Europeia, a Europol refere que o EI tem “repetidamente ameaçado a Península Ibérica e os membros da UE que integram a coligação anti-EI, fazendo referências específicas à Bélgica, França, Itália e Reino Unido”.

No mesmo documento pode ler-se também que os ataques de 13 de novembro, em Paris, que mataram 130 pessoas, introduziram uma nova metodologia que combina o uso de armas com dispositivos explosivos improvisados colocados em coletes suicidas com vista a aumentar o potencial destrutivo.

“A forma como estes ataques foram preparados e perpetrados — planeados por repatriados, muito provavelmente a receber instruções da liderança do EI, incluindo o uso de recrutas locais — leva-nos a considerar que ataques semelhantes podem voltar a ser encenados na UE num futuro próximo”, refere ainda o documento.

© e-Global Notícias em Português/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário