sexta-feira, 15 de julho de 2016

«LIVRE CIRCULAÇÃO» MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA GUINÉ-BISSAU DESTACA BENEFÍCIOS DO PASSAPORTE AFRICANO


Bissau 15 jul 16 (ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional destacou quinta-feira a impotência e os benefícios do passaporte africano para os cidadãos guineenses e de toda a África.

"É mais um passo importante em relação ao processo de integração do continente e regional", disse Soares Sambu em entrevista a RFI, à margem dos trabalhos da 29ª sessão do Conselho Executivo da União Africana que decorre em Kigali, Ruanda.

Segundo o governante, a África terá, com esse passo, um conjunto de vantagens nomeadamente, a mobilidade interna no espaço continental, mas também em função dos acordos que a Comissão poderá assinar com os países parceiros, para facilitar a movimentação fora do continente.

“A nível da organização sub-regional (CEDEAO) já estamos muito avançados em relação a esta matéria”, afirmou.

Soares Sambu referiu que entre os 15 países que compõem a CEDEAO já vigora o princípio de circulação de pessoas e bens, e que neste momento está-se a pôr em circulação o passaporte ordinário, de serviço e diplomático com distintivos dos respetivos países.

“É um instrumento de inspiração da própria comissão, aliás, a presidente da União Africana (UA) fez alusão de que vão inspirar-se muito na experiência da nossa sub-região para o futuro desse passaporte que irá ser lançado brevemente”, afirmou.

Indagado sobre quais as suas estratégias para o país, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação disse que pretende continuar os trabalhos dos seus antecessores, tendo como prioridade, os processos regionais e sub-regionais e dos espaços da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e outros espaços internacionais. 

ANG/RFI com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário