domingo, 24 de julho de 2016

LIVRO DO JOVEM MÚSICO E JURISTA GUINEENSE, LESMES MONTEIRO FOI LANÇADO, ONTEM, EM BISSAU COM SUCESSO




Foi lançado, ontem, em Bissau, na Praça dos Mártires de Pindjiguiti, o primeiro livro do jovem músico e jurista guineense, Lesmes Monteiro. O livro contém 183 páginas (em anexo o famoso acórdão Nº1/2015) intitulado “As Armas de Cacheu – Conspiração Política” faz uma crítica clara da actual situação politica que o nosso país vive. 

Preço do Livro: 5.000 francos Cfa



O livro foi apresentado por três jovens quadros guineenses, Januário Correia, Julião Vieira Insumbo e Sana Cante.





Entretanto, no decorrer do evento, o autor do livro, Lesmes Monteiro homenageou o jovem quadro Sana Cante, por este ter colaborado na concretização da obra. Sana Cante disse que, o livro lançado mostra “a coragem de traduzir a ideia que fala claramente de um regime político agora instaurado no país”.

Januário Correia foi o professor de Lesmes na Faculdade de Direito de Bissau. Na sua intervenção disse que sempre acreditou na capacidade do jovem guineense Lesmes! Disse que, o  novo e o primeiro livro do Lesmes Monteiro critica e interroga as causas das atuais crises politicas na Guiné-Bissau.


“Este livro chama atenção de todos os que fizeram mal a este martirizado povo e que a juventude guineense está atenta em relação a actual crise. Ao PAIGC é chegada a altura de unir para o ganho próprio e para o país”, disse.


O autor do livro, Lesmes Monteiro disse que, o livro veio chamar atenção aos guineenses em relação a actual situação política no país. Para isso, pede mais determinação de todos na luta pela causa comum.

“Este livro é um mérito meu e de outras pessoas com quem tive a oportunidade de discutir a situação política do país. Para a publicação deste livro não tivemos financiamento de ninguém”, disse Lesmes Monteiro 



O lançamento decorreu na Praça Mártires de Pindjiguiti. Os Heróis de Pindjiguiti também foram homenageados no evento.

O autor do livro afirmou que não teve apoios de nenhuma instituição, de nenhum político guineense, que fará o apoio do governo (...). 



No livro, Lesmes falou das lideranças no PAIGC e nos capítulos de reflexão sobre: qual é a razão de todos quererem ser políticos na Guiné-Bissau? 



Lesmes falou do último congresso dos libertadores que decorreu em Cacheu, onde Domingos Simões Pereira saiu vencedor. Falou sobre as causas da demissão do primeiro governo do PAIGC liderado por Simões Pereira e da crise de liderança politica na Guiné-Bissau.

Lesmes promete para breve a segunda edição do livro. Nesta primeira fase foi tirado 100 exemplares, e o dinheiro da venda deve financiar a próxima tiragem. 


O evento juntou varias personalidades nacionais, internacionais e dos antigos dirigentes do país. Também, não faltou poesias, com os conteúdos que aclamam pela reconciliação e a paz entre os guineenses.

Lesmes Monteiro é Licenciado em Direito, activista dos direitos humanos, trabalha num organismo internacional que intervém socialmente na Guiné-Bissau, também, é músico ("Rapper" - porém, as músicas dele, baseiam-se mais nas críticas sobre a situação politica, social e económica do nosso país). 




Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário