domingo, 29 de maio de 2016

MISSÃO DA ÁFRICA OCIDENTAL ENCONTRA-SE EM BISSAU PARA TENTAR MEDIAR IMPASSE POLÍTICO


Uma missão do comité interparlamentar para a paz e prevenção de crise na África Ocidental encontra-se em Bissau para tentar mediar o impasse político na Guiné-Bissau.

Lancine Dossa, chefe da missão, disse hoje aos jornalistas que a organização, da qual a Guiné-Bissau faz parte, pretende "tentar ajudar" na busca do entendimento.

O Presidente guinenese, José Mário Vaz, nomeou na quinta-feira, Baciro Djá, deputado dissidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), como primeiro-ministro, situação que o partido não admite.

Os membros do Governo demitido pelo chefe de Estado ocupam o palácio do executivo desde quinta-feira à noite e prometem só abandonar o local à força.

"Amamos este país, amamos o seu povo e conhecemos muito bem as autoridades. Quando as coisas estão bem, não há problema. Chegámos aqui e fomos bem recebidos e esperamos que Deus nos ajude a realizar um bom trabalho", afirmou Lancine Dossa.

A missão inicia os contactos na segunda-feira com encontros com a direção da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), com os partidos aí representados, Liga dos Direitos Humanos e com as organizações representativas das mulheres e da juventude.

Na terça-feira, terá encontros com o Supremo Tribunal de Justiça, com os representantes da ONU e da União Europeia e, ainda, com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Lusa com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário