segunda-feira, 30 de maio de 2016

«BAFATÁ E GABÚ» ELABORADO PLANO BÁSICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO


Bissau,30 Mai 16(ANG) - As regiões de Gabú e Bafatá no leste da Guiné-Bissau já dispõem de uma política de abastecimento de água, saneamento e higiene, revelou o Director dos Recursos Hídricos da Província leste.

Mussa Sanhá que falava na cerimónia do encerramento do seminário sobre Elaboração do Plano Regional de Água, Higiene e Saneamento nas regiões de Bafatá e Gabú e que decorreu de 24 à 27 de Maio em Gabú, disse que o documento é uma ferramenta importante que vai lhes servir de guião para implementação das suas acções.

"A Direcção Geral dos Recursos Hídricos dispõe, a partir de agora, de mais uma ferramenta para mostrar os seus parceiros e associações ligadas ao sector todas as informações ligadas a problemática do abastecimento de água e saneamento nas regiões de Bafatá e Gabú", informou.

Mussa Sanhá sublinhou que, com o referido Plano, a sua instituição já dispõe de um instrumento que lhe permite inteirar in loco da situação de abastecimento de água e higiene em todas as tabancas que compõem as regiões de Bafatá e Gabú.

Em nome do representante da ONG Associação de Desenvolvimento do Povo para Povo(ADPP), na Guiné-Bissau e Supervisor do Projecto "Moransa Limpu Pus", Armando João da Silva enalteceu o empenho dos participantes no seminário que culminou com elaboração do referido documento.

Aquele responsável informou que a realização pratica do projecto "Moransa Limpu Pus", ou seja Saneamento Total Liderado pela Comunidade, foi possível graças a uma parceria com a União Europeia que beneficiou quatro regiões do país nomeadamente Bafatá, Gabú, Oio e Tombali.

Informou que dentro do projecto estão três parceiros que são: a Ascon que assume a parte de furos de água, a IMPA encarregue de instalação dos painéis solares e ADPP que ocupa da sensibilização.

"A ADPP vai trabalhar na sensibilização das populações para escavarem cinco mil latrinas nas quatro regiões e ensinar as formas de seu uso adequado", informou.

Armando Silva disse ainda que vão sensibilizar a população para construir 84 bancadas para lavagem de roupas, 83 de lavagem das mãos nas escolas e 26 sistemas de abastecimento de água através da reactivação das associações do interesse hídrico para assegurar a gestão e manutenção das bombas.

"No referido projecto foi contemplado três Planos Regionais relacionados a Água, Higiene e Saneamento", explicou.

Em nome dos participantes do seminário, Francisco Garcia agradeceu a ONG ADPP pela contribuição do projecto na resolução do problema de falta de água e saneamento na região de Gabu, que disse ser uma das maiores preocupações dos habitantes locais.

ANG/ÂC/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário