quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU RESPONSABILIZA O CHEFE DE ESTADO PELA CRISE NO PAÍS


O Governo da Guiné-Bissau responsabilizou hoje o Presidente da República, José Mário Vaz, pelo "clima de instabilidade" no país e denunciou uma alegada intenção de deter os membros do atual executivo, sem indicar por parte de quem.

Em comunicado, distribuído após reunião do Conselho de Ministros, o executivo diz ser estranho o silêncio de José Mário Vaz perante a crise que assola o país nos últimos dias, lembrando que o chefe de Estado é "o símbolo da unidade nacional e garante da independência".

"Este silêncio do Presidente da República pronuncia, para o Governo, uma atitude não só de cumplicidade, mas também de apoio a uma tentativa de golpe institucional orquestrada pelos dirigentes expulsos do PAIGC e que, em consequência, perderam o mandato de deputado", no Parlamento, refere o comunicado.

Para o Executivo, um "cenário artificial" semelhante foi usado pelo chefe de Estado para demitir o primeiro Governo constitucional da nona legislatura, em agosto.

O Governo responsabiliza "o Presidente da República, José Mário Vaz, pelo atual clima de instabilidade iniciado com a abusiva demissão do primeiro Governo constitucional da IX legislatura", refere-se no comunicado.

Contra a posição das forças vivas do país e da comunidade internacional, o Presidente da República (também eleito pelo PAIGC) demitiu em agosto o governo de Domingos Simões Pereira, alegando divergências pessoais e diversas ilegalidades, mas sem que até hoje tenham sido apresentados processos ou diligências que as sustentem.

O executivo manifesta-se solidário com a Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) e exorta ainda as forças de defesa e segurança a manterem-se equidistantes face à situação atual, assumindo a postura republicana que sempre tiveram desde agosto.

O Governo apela ainda às forcas de segurança no sentido de assumirem as suas responsabilidades no atual contexto, garantindo ordem para o normal funcionamento dos trabalhos no Parlamento.

Na quinta-feira, os deputados devem voltar a reunir-se para apreciar o programa de Governo.

A sessão foi suspensa por duas vezes esta semana depois dos protestos de 15 deputados que perderam o mandato e que se recusaram a sair do hemiciclo, contando com o apoio da oposição - o Partido da Renovação Social (PRS).

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário