O artista plástico Lemos Hipólito Djata |
Bissau 02 Mar 15 (Bissau) - A Associação dos Artistas Plástico da Guiné-Bissau (AAPG-Bissau Arte), realizou este fim de semana uma Jornada de Pinturas de dez quadros, sob o lema “Sol Na Iardi” (O sol brilha) que serão oferecidos aos doadores presentes na Mesa Redonda prevista para o dia 25 deste mês, em Bruxelas.
Numa iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional e a Associação dos artistas Plásticos Guineenses participaram 15 artistas plástico e escultores nacionais que pintaram diversas temáticas, numa harmonia cromática de cores representando o presente e o futuro do país.
A jornada, segundo o Presidente da AAPG, representa uma contribuição dos artistas da Guiné-Bissau às acçöes de sensibilização dos investidores .
Em entrevista a Agência e Notícias da Guiné-ANG, Lemos Hipólito Djata, disse que as obras traduzem os temas: “No Misti um Guiné Mindjor”, (queremos uma Guiné melhor), “Guiné Projectada”, uma projecção futurística do país onde se vê uma Guiné-Bissau com auto-estradas, com o sol a brilhar no fundo da tela.
Aspecto dos quadros pintados durante a Jornada
“Também temos obras que relatam o trabalho, a emoção de uma Guiné positiva e não aquela face negativa da Guiné retratada como um país de pé atolado na lama, mas sim um país com pés assentes na terra”, explicou.
Falando da associação, Lemos disse que ainda não têm uma sede própria, por isso pôs, interinamente, a disposição da AAPG o seu próprio atelier. Entretanto revelou que a AAPG é constituida duma diversidade artística, nomeadamente músicos, guitarístas, artistas plásticos e escultores.
Sem comentários:
Enviar um comentário