domingo, 1 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU FELICITA ESFORÇOS DO GOVERNO NA RECUPERAÇÃO DA PRAÇA TITINA SILA


Dia da Mulher Guineense

Bissau – O Presidente da República felicitou esta sexta-feira, 30 de Janeiro, o Governo de Domingos Simões Pereira e a Câmara Municipal de Bissau, pelos trabalhos de recuperação da Praça Titina Sila, em Bissau.

José Mário Vaz fez as declarações à PNN no seu discurso no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Mulher Guineense, que se assinalou esta sexta-feira, destacando a obra da emblemática praça da heroína Titina Sila, na presença do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, do Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira e de outros membros do Governo. 

«Esta praça fez recordar a muita gente aqui presente um pouco daquela que foi a heroína da sua infância ou juventude», disse Mário Vaz.

Foi neste sentido que o Presidente da República felicitou o Governo, nomeadamente a ministra da Mulher e a sua equipa, pelos esforços empreendidos na realização desta obra.

Num discurso virado para as lutas e conquistas das mulheres guineenses, o Chefe de Estado guineense referiu que a história do país está repleta de exemplos de mulheres de coragem, de valentia, de determinação e inteligência, tendo frisado o exemplo destas mulheres combatentes, entre as quais Titina Sila. 

«Este facto demonstra o inconformismo das nossas mulheres, não obstante as fortes barreiras sociais, algumas delas intransponíveis, que obstaculizam a plena emancipação da mulher», observou.

Por outro lado, o Presidente informou ter reconhecido os esforços de algumas pessoas no sentido de inverter a situação da secundarização do lugar da mulher na sociedade, afirmando que graças a elas foi possível a aquisição pela sociedade da consciência do valor político, económico, social e intelectual da mulher e pela luta da camada feminina para a conquista do seu espaço.

«As mulheres da Guiné-Bissau merecem mais porque continuam a ser o motor da população e principais dinamizadoras da nossa economia», destacou o Chefe de Estado.

Em termos de produção, Mário Vaz convidou a classe feminina guineense a aderir ao projecto de produção de arroz, justificando que o futuro do país está no sector da agricultura. 

«Quero expressar o meu desejo de pedir às mulheres que assumam a liderança na produção do arroz como uma causa nacional, tal como foi a luta armada de libertação nacional, pois garanto que serão acompanhadas no futuro», referiu.

A cerimónia contou com a marcha de mulheres de diferentes instituições públicas, nomeadamente da Polícia, Guarda Nacional, do Exército, da ECOMIB, das Nações Unidas e de diferentes formações políticas do país, e representantes de organismos internacionais acreditados em Bissau.

Esta marcha teve início na Praça dos Mártires de Pindjiguiti, passando pela Avenida Amílcar Cabral, Avenida Domingos Ramos e terminando na renovada Praça Titina Sila.

De referir que é a primeira vez que as comemorações desta data tiveram um maior envolvimento dos guineenses, em particular da classe política nacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário