quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

«DIPLOMACIA» PROJECTOS DE COOPERAÇÃO PARA A GUINÉ-BISSAU APROVADOS PELA CPLP


Manuel Lapão,

Projetos na área da saúde e formação profissional foram hoje aprovados para a Guiné-Bissau na XXX reunião ordinária dos pontos focais de cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), declarou um responsável do bloco lusófono.

"Foi importante poder ouvir, no regresso às reuniões dos pontos focais de cooperação da Guiné-Bissau, as expectativas e as prioridades que eles identificaram para futuras ações de cooperação com a Guiné-Bissau no contexto da CPLP", disse à Lusa Manuel Lapão, diretor da Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP.

Manuel Lapão fez estas declarações após o final da reunião dos pontos focais de cooperação da CPLP, na sede da organização lusófona, em Lisboa.

O responsável disse que foi interessante "verificar como os Estados membros responderam a estas questões, tendo aprovado dois projetos" nas áreas da saúde e formação profissional.

"Primeiro, foi aprovado um projeto normal que integra o Plano Indicativo de Cooperação (PIC) da CPLP na área da saúde e que será implementado em Quinara (sul da Guiné-Bissau), tendo como entidade executora a (organização não-governamental portuguesa Assistência Médica Internacional) AMI", indicou o responsável.

Segundo Lapão, outro projeto, que "resulta da campanha 'Juntos contra a Fome' da CPLP (em parceria com a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), será implementado no Cacheu, também na Guiné-Bissau, sendo destinado a mulheres empreendedoras, pequenas empresárias que trabalham na zona da produção do arroz, capacitando-as numa vertente empresarial e da produção de alimentos".

"Foram aprovadas ainda durante a reunião outras três iniciativas, algumas de continuidade, que são a Semana da Juventude da CPLP, que vai realizar-se em Bissau, e também a segunda fase do projeto CPLP nas escolas", afirmou.

O Projeto "CPLP nas escolas" visa a aproximação das gerações mais jovens dos países de língua portuguesa entre si, permitindo-lhes trocar informação e partilhar experências, construindo ligações entre os Estados-membros da CPLP.

"Além disso, foi aprovada uma outra atividade que está ligada ao Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África (CIICLAA), que tem sede em Cabo Verde e que arrancará em maio", referiu ainda.

Para Manuel Lapão, a avaliação das atividades do PIC da CPLP foi positiva, já que mais de 90% dos projetos aprovados estão em execução, quer do ponto de vista técnico, como do ponto de vista financeiro.

"De 2000 até ao presente, desde que o fundo especial foi criado, o valor acumulado dos projetos apresentados é superior de 12 milhões de euros. Os projetos e atividades que estão atualmente em execução cifram-se entre 5,2 e 5,3 milhões de euros", sublinhou ainda.

"Estamos diante de desafios que são exigentes para a organização e para os quais foi identificada a necessidade de continuar a reforçar quer o orçamento do fundo especial, quer outros recursos humanos e financeiros. Neste sentido, a colaboração dos pontos focais é fundamental para que se atinja o sucesso esperado", declarou Manuel Lapão.

Sem comentários:

Enviar um comentário