sábado, 21 de fevereiro de 2015

DESCENTRALIZAÇÃO "NA TERRA DI FIDJU HOMI GARANDE"» CONSELHO DE MINISTROS VAI REUNIR-SE EM BIOMBO



Bissau,20 Fev 2015(ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira instou o Governador da região de Biombo, norte da Guiné-Bissau, para trabalhar e criar as condições para que aquela cidade possa acolher a primeira reunião do Conselho de Ministros descentralizada.

Segundo o jornal Nô Pintcha, o chefe do executivo guineense fez este anúncio no passado dia 13 do corrente mês, na povoação de Blon, região de Biombo, no âmbito de uma visita àquele localidade nortenha.

"Vamos efectuar a nossa primeira reunião do Conselho de Ministros descentralizada em Biombo, para permitir as autoridades locais e população em geral apresentar os seus projectos e ideias de desenvolvimento", prometeu, acrescentando que o desenvolvimento local deve partir da própria comunidade.

Simões Pereira sublinhou que as autoridades e população locais devem estar na altura de preparar os seus Planos de Desenvolvimento Regional que será discutido na plenária governamental para que a sua eventual aprovação seja um compromisso entre as partes.

No que refere ao sector educativo na região de Biombo, Domingos Simões Pereira sublinhou que há ainda muito trabalho por fazer, referindo contudo que, “é na escola que tudo começa”.

Anunciou o lançamento para breve de um novo projecto na área da educação, denominado "No Kumpu Escola di No Mininus", salientando que o referido projecto consiste em envolver a comunidade na construção das escolas.

"O projecto, "No Kumpu Escola di No Mininus", vai ter engajamento da própria comunidade, porque serão eles a desenhar o formato, construção de blocos, a edificação dos edifícios, sua pintura, cobertura entre outros, para que no fim sentimos que fomos nos que construímos as escolas dos nossos filhos", explicou o Primeiro-ministro. 

O PM realizou essa visita a Região de Biombo à convite do pároco superior da Missão Católica local, e director do centro “São Benito Africano”,Ernesto Bicego que lhe transmitiu o desejo de pais e encarregados de educação de Biombo de ver o nível de escolaridade local ser elevado de 7/o para o 12/o ano.

O desejo foi sustentado com a necessidade de evitar a saída dos jovens daquela localidade para outras localidades a fim de prosseguirem os seus estudos.

O PM esteve acompanhado da ministra da Educação, Odete Semedo que prometeu dar o seu aval assim que um pedido nesse sentido chegar as suas mãos.

São Benito Africano iniciou actividades em 2006 e no presente ano lectivo inscreveu 300 alunos de 1/o ao 7/o anos, 158 dos quais são raparigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário