Bissau – O Adjunto Representante do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau anunciou esta quinta-feira, 2 de Outubro, que o Representante Especial de Ban Ki Moon no país vai efectuar brevemente um périplo em vários países da sub-região e no exterior do continente africano.
«Miguel Trovoada está prestes a embarcar a uma série de visitas a países dentro e fora do continente para encontros com chefes de estados e governos, levando consigo mensagem de que a Guiné-Bissau demonstrou a sua firme determinação em vencer os desafios, pela via democrática, diálogo e da reconciliação», disse.
Marco Carminhani fez estas declarações quando falava na cerimónia de abertura de um colóquio sobre os 20 anos da democracia na Guiné-Bissau, «Balanços e Desafios».
Segundo o mesmo responsável as Nações Unidas «foi e vai continuar a ser» um parceiro confiável» e «está disposta a trabalhar em prol do contínuo fortalecimento do Estado da Guiné-Bissau em todos os seus aspectos, entre os quais a democracia tem uma posição central e essencial. «A democracia se ancora em valores humanos e se erige de forma sustentável quando acompanhada pelo desenvolvimento económico pela dignidade do trabalho justo e pelo progresso social», disse Carminhani.
A terminar, o brasileiro ao serviço da ONU em Bissau, referiu os apoios que as Nações Unidas estão a disponibilizar para realização deste colóquio que termina a 4 de Outubro com um debate.
Na cerimónia de abertura, o colóquio, organizado pela Assembleia Nacional Popular, contou com a presença Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira acompanhado por membros do Governo assim como representantes da sociedade civil.
(c) PNN Portuguese News Network
Sem comentários:
Enviar um comentário