quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DR. EDUARDO MONTEIRO: 'SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE VEREDICTO DE UM POVO SÁBIO'


A vitória eleitoral em São Tomé e Príncipe pela ADI vem de forma clara demonstrar a vontade popular através do pleito eleitoral e sufrágio universal.

Esta vitória da ADI em particular de Patrick Trovada. Uma longa história de ódio, lutas e vingança Sr Presidente Pinto da Costa é o primeiro Presidente de São Tomé e Príncipe e Miguel Trovoada Primeiro-ministro na primeira década pós independência. Sr Miguel Trovoada foi acusado de preparar um golpe de Estado contra Pinto da Costa, afastado do poder, exila-se em França.

Sempre em movimento nos países de língua portuguesa, mantendo relações de negócios com estes últimos e em particular com a Guiné Bissau, onde a sua presença era muito frequente.

Com abertura politica, cria um partido, concorre as presidências e provoca uma derrota estrondosa ao Pinto da Costa, desde então Pinto da Costa nunca mais perdoou ao pai Miguel Trovoada e mais tarde o filho Presidente da ADI.

O golpe palaciano provocado pelo presidente Pinto da Costa sempre em desacordo com o então primeiro-ministro Patrick Trovoada, usa todas as suas influências para destabilizar e provocar um golpe parlamentar, acabando por conseguir a demissão do governo e nomeia um governo de pendor presidencial com o Primeiro Ministro Gabriel Costa.

Hoje, apesar dos pesares a vontade do povo S. Tomé e Príncipe falou mais alto e deu a maioria absoluta a ADI.

Como sempre o Presidente Pinto da Costa vem falar de ingerência e colonialismo.

MLSTP sofreu a pior derrota da sua história e Fraderic Meneses, pois, não vale a pena falar, é definitivamente erradicado, um caso para esquecer.

Com isso, quero dizer que os exemplos multiplicam a Guiné Bissau ,foi uma demonstração clara do que o povo não é burro, finge que faz a campanha recebe tudo dos políticos que pensam com dinheiro mal ganho podem comprar consciência e o grande povo quando chega a hora do veredicto, consciente no interesse nacional, o bem do país e do povo.

A história repete-se e aconteceu em São Tomé e Principe, vai acontecer a mesma surpresa, não digo a derrota de FRELIMO, mas perda substancial de lugares no parlamento a favor da RENAMO E MDM.

Vivemos a conscientização dos povos e a cidadania activa. Isso quer dizer que golpes quer militar, parlamentar ou palacianos dificilmente voltaram acontecer. Pois os tempos mudaram e mudaram mesmo.

Por Eduardo Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário