quarta-feira, 23 de abril de 2014

"RECADOS" JOAQUIM CHISSANO DISSE QUE: 25 DE ABRIL DEU-SE PORQUE PORTUGAL PERDEU A GUERRA COLONIAL


Conferência ‘A ditadura portuguesa: porque durou, porque acabou!’ prossegue esta quarta-feira na Gulbenkian, em Lisboa
Encerra esta quarta-feira, na fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a conferência ‘A ditadura portuguesa, porque durou, porque acabou’, realizada por ocasião dos 40 anos do 25 de Abril.

o ex-presidente de Moçambique - Joaquim Chissano, salientou cinco causas para a duração da ditadura, entre elas o "fantasma soviético" e a principal causa do seu fim: o "desgaste sofrido" na Guerra Colonial. Já o ex-primeiro-ministro angolano - Lopo do Nascimento, recordou o colonialismo do Estado Novo e a sua forma de fazer justiça, referindo-se à sua própria detenção pela PIDE e condenação a seis anos de prisão. Para o administrador da Fundação Amílcar Cabral em Cabo Verde - Corsino Tolentino, por sua vez, a ditadura durou 48 anos porque a maioria do povo português acreditou em mitos.

A conferência encerra esta tarde com intervenções do general Loureiro dos Santos e do patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente.

http://www.rtp.pt/rdpafrica/index.php?t=Chissano-25-de-abril-deu-se-porque-Portugal-perdeu-a-Guerra-Colonial.rtp&article=2628&visual=6&tm=10&headline=16

Sem comentários:

Enviar um comentário