quinta-feira, 17 de abril de 2014

PAIGC VENCE LEGISLATIVAS GUINEENSES E PRESIDENCIAIS TERÃO SEGUNDA VOLTA


O PAIGC ganhou as eleições legislativas na Guiné-Bissau e Domingos Simões Pereira, presidente do partido, será o primeiro-ministro. Nas presidenciais, haverá segunda volta entre José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabian.
São duas caras novas na política guineense que vão disputar o segundo turno do pleito guineense. Segundo a lei eleitoral a segunda volta das eleições presidenciais entre José Mário Vaz, candidato do PAIGC e Nuno Gomes Nabian, candidato independente deve ter lugar a 18 de Maio, ou seja, 21 dias após o primeiro acto de votação.
Os primeiros números divulgados pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Augusto Mendes, indicam que o próximo Presidente da Guiné-Bissau será conhecido na segunda volta.
“Em primeiro lugar temos José Mário Vaz. Em segundo lugar temos o candidato Nuno Gomes Nabian, candidato independente. Em terceiro lugar temos o candidato Paulo Fernando Gomes. Em quarto lugar temos Abel Incada, do Partido da Renovação Social (PRS), anunciou o líder da CNE.
José Mário Vaz, mais conhecido como Jomav, ex-ministro das Finanças do Governo deposto pelo golpe militar de abril de 2012, venceu com 40,98%, abaixo dos 50% necessários para ganhar à primeira volta.
Nuno Nabian, presidente do Conselho de Administração da Agência da Aviação Civil, estreou-se na política e arrecadou 25,14% dos votos de domingo, que lhe valem o passaporte para a segunda ronda.

PAIGC com maioria absoluta
Nas legislativas, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) obteve maioria absoluta, o que significa que Domingos Simões Pereira, ex-secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), será o próximo primeiro-ministro.
O PAIGC obteve 55 deputados contra 41 do PRS, que ocupa a segunda posição. O PAIGC mantém o domínio do Parlamento, mas perde lugares em relação às legislativas de 2008, ano em que conquistou 67 assentos.
Por apurar estão ainda os votos da diáspora, correspondentes a 22.312 eleitores, que elegem dois deputados. Dados que, segundo Augusto Mendes, serão divulgados dentro de 48 horas.

PRS e PCD falam em "roubo" de deputados
Após a divulgação dos resultados, o director de campanha de PRS, Baltazar Cardoso, diz que o resultado não é justo. “Foram-nos retirados dois mandatos. Vamos analisar detalhadamente, acta por acta, para ver o que se passou. Precisamos dos resultados provisórios da CNE para podermos comparar com os nossos resultados”, anunciou.
Também, Vítor Mandinga, do Partido da Convergência Democrata (PCD), que elegeu dois deputados, diz que lhe "roubaram" duas cadeiras no parlamento.

Entrevistado no salão onde decorreu a cerimónia do anúncio dos resultados, José Ramos Horta, representante do secretário-geral da ONU em Bissau, felicitou a classe política guineense pelo civismo e apela um governo de todos para todos.
“Há um clima muito bom para a segunda volta presidencial. Há um clima muito bom para o diálogo entre os partidos e para que desse diálogo saia um governo forte”, que corresponda à esperança do povo, declarou Ramos-Horta.

A segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, marcada para 18 de maio, vai ser disputada por um antigo ministro do PAIGC e um político estreante apoiado pelo ex-Presidente Kumba Ialá.

Resultados provisórios das eleições presidenciais:
José Mário Vaz, PAIGC: 252.269 votos - 40,98%
Nuno Nabian, independente: 154.784 votos - 25,14%
Paulo Gomes, independente: 60.783 votos - 9,87%
Abel Incada, PRS: 43.293 votos - 7,03%
Iaia Djaló, PND: 28.068 votos - 4,56%
Ibraima Sori Djaló, PRN: 19.209 votos - 3,12%
Afonso Té, PRID: 18.398 votos - 2,99%
Hélder Vaz, RGB: 8.516 votos - 1,38%
Domingos Quadé, independente: 8.432 votos - 1,37%
Aregado Mantenque, PT: 7.105 votos - 1,15%
Luís Nancassa, independente: 6.815 votos - 1,11%
Jorge Malú, independente: 5.946 votos - 0,97%
Cirilo Oliveira, PS-GB: 2.036 votos, 0,33%
Total de votos: 615.654
Número de mandatos conquistados por cada partido na Assembleia Nacional Popular:
PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde: 55 deputados
PRS - Partido da Renovação Social: 41 deputados
PCD - Partido da Convergência Democrática : 2 deputados
PND - Partido da Nova Democracia: 1 deputado
UM - União para a Mudança: 1 deputado

DW.DE

Sem comentários:

Enviar um comentário