terça-feira, 6 de julho de 2021

ÍNDIA ANUNCIA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ESTUDANTES GUINEENSES

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Rahul Chhabra, anunciou esta segunda-feira, 5 de julho de 2021, que o seu país vai conceder bolsas de estudo aos estudantes guineenses no âmbito da cooperação e de seguimento de vários acordos entre os dois países determinados que a Guiné-Bissau se junte à aliança insular

O diplomata indiano fez esse anúncio depois de se ter reunido com a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades, Carla Suzi Barbosa. Rahul Chhabra disse estar satisfeito com a cooperação estabelecida com a Guiné-Bissau no domínio farmacêutico. Neste sentido, frisou que a Índia tem várias perspetivas, por isso concedeu as vacinas COVAX à Guiné-Bissau e a vários países africanos.

Rahul Chhabra, que está no país para uma visita de trabalho com as autoridades nacionais, anunciou a abertura, para breve, de uma representação diplomática na Guiné-Bissau.

“Acho que a senhora Secretária de Estado de Cooperação resumiu muito bem o teor do nosso encontro, mas gostaria aqui de reiterar a nossa abertura em abrir a nossa embaixada aqui na Guiné-Bissau o mais rápido possível”, precisou.

Por sua vez, a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Udé Fati, disse esperar que a parceria entre os dois países que vem de há muitos anos saia ainda mais reforçada com a abertura da embaixada da Índia no país e a da representação diplomática guineense na Índia.

Fati sublinhou que o reforço de planos de cooperação entre a Guiné-Bissau e a Índia no concernente à exportação da castanha de caju, produto estratégico do país, será um passo importante para os dois países. Anunciou, por isso, a criação de uma comissão técnica para dar apoio ao seguimento das relações de cooperação entre Bissau e a Nova Deli.

Por: Filomeno Sambú
Foto: Marcelo N´Canha Na Ritchi
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário