sexta-feira, 30 de julho de 2021

Ensino/“Os guineenses devem priorizar a língua portuguesa em deterimento da inglesa ou francesa”, diz coordenador de AJALV


Bissau, 30 Jul 21 (ANG) - O Coordenador do Grupo de Professores da Língua Portuguesa (AJALV) defendeu esta sexta-feira a necessidade de os guineenses priorizarem a língua portuguesa em detrimento da inglesa ou francesa, por ser o idioma oficial da Guiné-Bissau.

Abubacar Mendes falava, em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné, no quadro da entrega de certificados ao VIIIº grupo de finalistas do Curso de Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa, do Centro de Aperfeiçoamento dessa língua, que sita na rua Vitorino Costa,em Bissau.

“Na realidade, muitos guineenses têm ou sentem a vergonha de comunicar em português. os que comunicam no mesmo idioma as vezes são considerados de impostores e atervidos. Mas as pessoas que comunicam em Francês ou Inglês são tomadas como espertas mas isso não deve ser o procedimento normal, uma vez que estamos num país de língua oficial portuguesa”, lamentou aquele responsável.

Mendes acrescentou que não é mau apreender outras línguas devido o processo de globalização mas que é sempre fundamental não ignorar o que nos pertence.

Lançou um apelo aos jovens que não têm condições para frequentar a universidade no sentido de não exitarem em dirigir-se para o referido Centro com a finalidade de aprofundarem os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa .

“Muitas pessoas que formaram neste centro já estão a dar resultados nos diferentes locais e outros já são professores aqui. Estamos satisfeito com esse resultado, mas, no futuro, pretendemos ter uma escola com nível de Bacherel ou licenciatura em Lingua Portuguesa, de modo a fornecer mais conhecimento para o povo guineense”, desejou o coordenador de AJALV.

Questionado se alguma vez já receberem o apoio do governo, Mendes respondeu que não, e disse que, na verdade, estão a precisar de ajuda para dar mais qualidade ao centro e para fornecer mais bagagens aos estudantes.

O grupo AJALV foi criado com o objectivo de ajudar as pessoas a diminuirem as suas dificuldades concernentes a língua portuguesa. Começou a funcionar em Bissau desde 2011 e já formou muitas pessoas.

Esta sexta-feira os VIIIº grupo de finalistas do Centro de Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa vão receber os seus certificados numa cerimónia a decorrer sob o tema: “Ensino- aprendizagem de Português na Guiné-Bissau numa abordagem comunicativa” e que contará com a presença do ministro da Educação Nacional e da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau CONAEGUIB).

Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário