terça-feira, 20 de julho de 2021

MINISTRO DO INTERIOR DEFENDE O COMBATE SEM TRÉGUAS AO TRÁFICO DE DROGAS


O Ministro de Estado e do Interior, Botché Candé, apelou hoje, 19 de julho de 2021, aos comandos regionais e centrais que combatam, sem tréguas, o tráfico de drogas, particularmente o Liamba que ‘’está a destruir os jovens guineenses”.

Botché Candé fez essa recomendação na entrega de 15 viaturas policiais para patrulhamento, doadas pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. O ato decorreu no pátio do Ministério do interior.

Em declarações, Botche Candé disse que a oferta do Presidente Sissoco visa garantir segurança à população em todas as regiões, combater o roubo e o tráfico de drogas.

“As viaturas não são destinadas para ostentação policial, nem para resolver assuntos particulares, mas sim, para acabar com todas as maldades nas regiões. Devemos trabalhar para garantir que a nossa população durma tranquilamente”, referiu.

Sobre os acontecimentos ocorridos na sede nacional da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Botche Candé disse que o ministério do Interior não “impediu ninguém” de marchar, porquanto é um direito que assiste aos cidadãos e nega ter recebido qualquer carta sobre o evento.

“O ministério do Interior não autoriza uma marcha sem ter o aval da Câmara Municipal de Bissau, porque é a entidade que disponibiliza espaços para manifestações ou marchas. Depois segue-se a autorização do ministério dos transportes”, indicou.

Botche Candé disse que a força da ordem lançou gás lacrimogêneo para conter os manifestantes e manter a ordem.

“A função dos agentes da ordem é a de garantir a ordem pública no país”.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Ordem Pública, Alfredo Malú, garantiu que foram criadas as comissões de seguimento e de responsabilização (Inspeção e patrimônio), caso haja mau uso dos carros entregues aos comandos da Guarda Nacional e da Polícia da Ordem Pública para patrulhamento.

Alfredo Malú avisou que um agente flagrado a cometer desordem ou a atuar contra a lei será traduzido à justiça.

As 15 viaturas policiais serão distribuídas para os comandos policiais de Biombo, Quinhamel, Quinará, Buba, Cacheu, Bula, Oio, Tombali, Catió, Bissorã, Bolama Bijagós, uma viatura cada, com exceção de Bafatá e Gabú que beneficiaram de duas viaturas cada.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário