O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) entregou hoje (11) ao ministério da saúde equipamentos hospitalares e kits de cesariana estimada em cerca de setenta (70) milhões de francos CFA.
Os equipamentos em causa tratam-se de camas, mesas de cirurgia, mesas de parto, mesas de observação, suportes de cama e kits para cesariana.
Após a entrega simbólica dos equipamentos, o representante do FNUAP no país Cheikh Fall afirmou que os dados sobre a mortalidade materna na GB são muito preocupantes com 900 mortos por cem mil nascidos vivos, segundo os dados do MICS 6.
“ Estes números significam que na Guiné-Bissau muita mulheres morrem diariamente ao darem a luz”, constatou.
Por outro lado, sublinhou que “ é também uma demonstração do irrevogável compromisso do FNUAP para alcançar objectivos de desenvolvimento sustentável que visam contribuir para a redução da morbimortalidade materna e neonatal na Guiné-Bissau, alinhados às nossa visão definida para alcançar três resultados transformadores até 2030”.
A Secretária de estado da gestão hospitalar Cornélia Lopes Man disse que o sistema de saúde guineense é débil e os materiais doados vai servir para resolver os problemas que o sistema enfrenta.
De referir que a iniciativa faz parte dos esforços do FNUAP pra o reforço do sistema de saúde nacional com especial atenção à mortalidade materna.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário