O cirurgião, Malam Sabali, foi reeleito presidente da Assistência Médica Voluntário (AMEV) na segunda Assembleia Geral constituinte com 45 votos a favor, 02 contra e 01 nulo, no universo de 47 associados que participaram naquela reunião que decorreu no anfiteatro da Universidade Lusófona da Guiné, em Bissau.
Após divulgação dos resultados, Malam Sabali disse que nos próximos quatro anos continuará a trabalhar com os associados para ajudar a camada mais favorecido em termos de acesso à saúde.
O responsável de AMEV informou que um dos objetivos daquela organização é incentivar o trabalho voluntário dos técnicos que trabalham na área de saúde para ajudar a camada mais vulnerável da sociedade. Malam contou que iniciaram com o número reduzido das pessoas, mas atualmente a organização tem muita adesão de voluntários.
“Durante quatro anos do mandato, assistimos mais de 9 mil pessoas a nível nacional, consultando e oferecendo medicamentos gratuitos. Fomos a Boé, Cassacá, Ilhas, Cuntima. Pretendemos prosseguir com essa actividade”, garantiu.
Questionado sobre situação atual de saúde no país, Malam disse que não é nada boa, desde o sistema que não está bem estruturada. Contudo, reconheceu por toda parte do mundo a saúde é cara, mas que é preciso investir seriamente na área de saúde incluindo os seus recursos humanos para fazer face às demandas.
Malam Sabali informou que a organização que dirige recebe apoios de medicamentos, meios de transporte e logística por parte da ONG AIDA e ONG Tabanca para deslocar-se ao interior do país. Além de saúde, AMEV intervém no domínios de água e saneamento, nutrição e segurança alimentar.
Por: Aguinaldo AmpaFoto: A.A
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário