O deputado da Nação, Nicolau dos Santos, denunciou que mais uma situação de posse de terra poderá criar ter contornos indesejáveis em Djabada Porto (sector de Tite), sul do país.
Falando em sessão parlamentar de hoje (11 de Janeiro de 2021), no período antes de ordem, o deputado pede a intervenção das autoridades competentes no caso que Djabada que amontoa há anos.
Nicolau fez alerta ainda a uma outra situação de violação dos direitos humanos, em Bissassema, também na zona sul, que já provocou a morte de um idoso.
“O que acontece em Djabada vai ter a mesma proporção com a situação de Nhoma, caso nada for feito. Em Bissassema houve confronto entre as forças de Ordem e a População e já houve um morto, porque as forças da ordem depois de sofrerem agressão voltaram à comunidade e torturaram até a morte um idoso”, explica o deputado que pede que o governo seja imputado a responsabilidade.
Ainda na sessão parlamentar de hoje, o líder da bancada parlamentar do PRS, Nicolau dos Santos, pediu a intervenção do governo para ajudar a população de Nhoma que neste momento está prestes a passar fome.
“Que o ministério da solidariedade faça o possível para atender as famílias em Nhoma que estão em problemas de posse de terra. Aquelas famílias estão sem algo para comer, porque vivem de bolanhas que, actualmente, está em contencioso. Sabemos que alguns homens da aldeia estão na Polícia Judiciária e outros continuam em lugares incertos e as famílias ao relento”, sustenta.
O problema de posse de terra está a ganhar contornos preocupantes. Apesar da lei da terra, a população continua ainda a não de entender, o facto provoca conflitos e agressões que muitas vezes acabam em mortes.
Os analistas e constitucionalistas apontam a morosidade da justiça e, para acabar com isso, é preciso que o Estado tome decisões na gestão do solo na Guiné-Bissau.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário