quinta-feira, 8 de outubro de 2020

GUINÉ-BISSAU/PORTUGAL: PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ ENCONTRA-SE COM O SEU HOMÓLOGO PORTUGUÊS MARCELO REBELO DE SOUSA





Discurso do Presidente da República da Guiné-Bissau umaro sissoco Embaló, em Portugal/Lisboa.

Sua Excelência Senhor Presidente da República Portuguesa
Professor Marcelo Rebelo de Sousa
Senhores Ministros,

Minhas Senhoras e Meus Senhores
Agradeço o honroso convite para visitar Portugal, que é a segunda casa de todos os guineenses. Eu trago-vos “mantenhas”, que são
cumprimentos de amizade do povo irmão da Guiné-Bissau.

Vim a Portugal com o firme propósito de contribuir para a criação
de um novo paradigma, que permita ampliar e elevar o nível das nossas relações e criar novas parcerias.

Hoje a Guiné-Bissau vive em absoluta normalidade democrática e
em estabilidade. Posso afirmar que a nossa primeira conquista consistiu na
reposição da legalidade democrática e da autoridade do Estado.

Finalmente as instituições funcionam, existe perfeita articulação entre o Presidente da República, o Governo da Nova Maioria e o
Parlamento. E todos trabalham com o objetivo de engrandecer a Guiné-Bissau e construir a felicidade dos guineenses.

A minha eleição como Presidente da República representa um
novo começo, a inauguração de uma nova era de dignidade, paz e progresso na vida dos guineenses.
Porém, para realizarmos este projecto de mudança, nós guineenses expressamos inequivocamente o nosso desejo de o
fazer também com Portugal, como nosso principal parceiro na União Europeia e a nossa porta de entrada para a Europa.

Nós desejamos construir com Portugal uma parceria especial e
estratégica, cujos pilares pretendemos que fiquem definidos
nesta visita.

Da mesma forma, pretendemos ser a porta de entrada de
Portugal para a Africa Ocidental e a plataforma das exportações portuguesas na sub-região oeste-africana.

Nós desejamos trabalhar com Portugal para a manutenção e expansão da língua portuguesa na Guiné-Bissau e na sub-região.
Nós queremos trabalhar com Portugal na valorização do nosso
capital humano, através da implementação de profundas reformana educação e na saúde.

Nós queremos trabalhar com Portugal para a consolidação do Estado, através de reformas profundas na Administração Pública
e na Justiça, que assegurem o êxito de novas políticas públicas e o aprofundamento do Estado de Direito.

Nós queremos trabalhar com Portugal no combate firme ao crime
organizado transnacional, para a restauração da segurança interna e do bom nome e dignidade dos guineenses, a fim de
credibilizarmos a imagem externa dos nosso país, fazendo da Guiné-Bissau um parceiro respeitado na Comunidade das Nações.
Esta é, meus irmãos, a qualidade e a extensão das parcerias quenós queremos estabelecer com Portugal.

Quero expressar os nossos profundos agradecimentos ao Senhor
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, meu Amigo, e ao governo português, em meu nome próprio e em nome do povo guineense,pelo excelente acolhimento e pela hospitalidade que me foram reservados a mim e à minha delegação.

Viva a Amizade entre Portugal e a Guiné-Bissau!
Muito obrigado 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário