Bissau,09 Out 20 (ANG) – A Camará Municipal de Bissau(CMB) iniciou hoje a remoção de Cacifos e viaturas em sete das 10 oficinas mecânicas instaladas nas bermas de estradas de Bissau, na sequência do incumprimento do prazo de oito dias dado aos proprietários das mesmas para abandonarem os espaços ocupados.
A operação que terá a duração de três dias começou nas oficinas mecânicas no bairro de Enterramento, onde a polícia municipal removeu 12 contendores, na presença dos proprietários e sem nenhuma resistência.
Em declarações à imprensa, o Director-geral de Fiscalização Técnica e Vistoria das Obras da Câmara Municipal de Bissau, Fidel Gomes, disse que a operação se realiza devido ao incumprimento dos prazos dados pela CMB aos proprietários das oficinas e dos Cacifos e também em cumprimento as orientações do Executivo relacionadas ao melhoramento da imagem ca cidade de Bissau.
Gomes disse que os trabalhos de remoção vão prosseguir em todas as oficinas visadas.
“Num total de dez oficinas mecânicas, nomeadamente três no Bairro de Enterramento, duas em Antula, uma no Bairro de Plobá II ( zona de massa cobra), uma na Avenida Dom Artur Farazetta, três na Avenida da Nações Unidas, nos bairros de Cupelum de Cima, Reno Ndjaká e Gã-Biafada, junto do salação de cinema Cine rok e retunda da II esquadra”, informou Fidel Gomes.
Acrescentou que alguns proprietários das oficinas cumpriram com a medida mas que outros se recusam, por achar que a remoção não vai ser feita.
Esta operação, segundo o Inspetor-geral, conta com apoio de 20 Polícias de Intervenção Rápida(PIR), do Ministério do Interior, que actua caso haja no terreno resistência da parte dos mecânicos.
Por não haver qualquer resistência , Fidel Gomes instou os agentes municipais no sentido de não levar para o parque da Câmara Municipal de Bissau os materiais apreendidos nesta operação.
Instado sobre eventual reinstalação tanto de contentores como de oficinas, Fidel Gomes afirmou que caso haja uma tentativa de reinstalação a pessoa será ditida pelas forças da ordem.
Em relação a preocupação dos desalojados, o Director-geral de Fiscalização Técnica e Vistoria das Obras da Câmara Municipal de Bissau informou que os interessados podem recorrer ao Serviço de Fiscalização Técnica da edilidade para efeitos de recuperação dos bens retidos.
A operação de remoção de viaturas iniciada hoje e que termina no próximo Domingo será extensiva aos motoristas das viaturas de alugueres estacionados junto a vedação da residência dos antigos Combatentes, no Bairro de Antula.
“De acordo com o que constamos hoje no terreno, estamos satisfeito com aqueles que cumpriram as medidas tomadas, e aproveito para avisar aos proprietários das outras oficinas a beira das estradas e que não foram hoje afectadas no sentido de aproveitarem para começarem a abandonar os espaços em jeito de prevenção”, referiu Fidel Gomes.
ANG/LPG//SG com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário